É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Vegetal > Notícias > Noticia Aberta

Notícias

16/05/2014 17:35 Helicoverpa armigera

Maranhão é incluído na emergência fitossanitária

Mapa inclui o estado nas medidas necessárias para combater a praga

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) a Portaria nº 464 que declara o Maranhão em estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Helicoverpa armigera, implementa o plano de supressão da praga e adota medidas emergenciais.

Agora, as medidas adotadas pelo estado estão previstas na Portaria nº 1109, de 6 de novembro de 2013.  Dentre elas, está a solicitação de autorização do uso do benzoato de emamectina. “Essa substância é um inseticida genérico que não tem registro no Brasil. Caso a agência de defesa do estado do Maranhão entenda que é adequado fazer a utilização do produto, então o Ministério da Agricultura vai fazer a autorização de importação”, disse o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Eduardo Rangel.

De acordo com Rangel, somente a autorização do produto não é a solução dos problemas, é essencial fazer o monitoramento para controlar a praga. “O Mapa fez um trabalho intensivo durante o ano de 2013 e registrou mais de 50 marcas comerciais para controlar a Helicoverpa armigera. Hoje é possível encontrar no mercado produtos que tenham indicação de uso para a praga”, comentou.

Entre as medidas que podem ser adotadas estão o uso de controle biológico e químico; uso de armadilhas, iscas ou outros métodos de controle físico; determinação da adoção do manejo integrado de pragas emergencial; determinação de épocas de plantio e restrição de cultivos subseqüentes; liberação inundativa de agentes de controle biológico; uso de cultivares que restrinjam ou eliminem as populações da praga e vazio sanitário para deixar a terra sem cultivo com períodos livres de hospedeiros.

Além do Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Tocantins estão em estado de emergência fitossanitária. “A Helicoverpa armigera é um problema fitossanitário detectado na safra de 2012/2013, principalmente no estado da Bahia. O Ministério da Agricultura, desde então, tem feito o possível para fazer a contenção dessa praga. Houve um envolvimento forte da Embrapa com o Mapa para tentar fazer a continência dessa praga. Um dos parâmetros necessário para manter sob controle é o uso de produtos muito específicos para baixar sua população”, afirmou Rangel.

Clique aqui para consultar a Portaria.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Social
(61)3218-2203/2205
Rayane Fernandes
imprensa@agricultura.gov.br


Palavras chave: Mapa helicoverpa armigera Maranhão praga

  

Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828