É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Vegetal > Notícias > Noticia Aberta

Notícias

11/07/2012 11:42 CeasaMinas

Pesquisa busca caracterizar frutas e hortaliças

Intenção dos técnicos é de que o levantamento constitua o primeiro passo para garantir a padronização comercial dos hortifrútis

A CeasaMinas deve concluir neste mês um levantamento para identificar como produtores e comerciantes atacadistas do entreposto de Contagem (MG) tem classificado as frutas e hortaliças de acordo com tamanho, peso, variedades e outros atributos de qualidade. O trabalho, encomendado pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), envolve cerca de 100 produtos, com destaque para os mais consumidos pelos brasileiros, de acordo com a Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do IBGE.

A intenção dos técnicos é de que o levantamento constitua o primeiro passo para garantir a padronização comercial dos hortifrútis, aproximando as normas científicas de classificação às práticas adotadas pelo mercado.

Na pesquisa, os técnicos levantaram informações como comprimento, peso, diâmetro, nomenclaturas e classes de amostras de produtos recolhidas no mercado atacadista. A metodologia inclui produção de fotos dos produtos coletados. A pesquisa resultará na produção de fichas técnicas para cada hortifruti.

Também integrou o trabalho uma pesquisa realizada em fevereiro e março com 350 atacadistas e produtores rurais. Os questionários avaliaram quais atributos são mais valorizados para os hortifrutis, bem como as características que, mesmo não impedindo a venda, desvalorizam os produtos.

“Nesse trabalho, a preocupação é entender como o mercado aplica o conceito de qualidade e como tolera os defeitos dos produtos”, explica um dos realizadores da pesquisa, o orientador de mercado da CeasaMinas, Davi Conceição, responsável pela metodologia do trabalho. Um dos produtos pesquisados é a banana. Segundo as normas de classificação, a fruta conta com sete subclasses de maturação, mas o mercado adota somente três: a verde, cana e amarela.

Ao divulgar os critérios de tamanho utilizados pelo mercado, o trabalho busca aumentar também a transparência da comercialização, tendo como uma das consequências a redução do manuseio pelo consumidor final na hora da compra.

A equipe deverá capacitar técnicos de outras Ceasas selecionadas para aplicação da pesquisa, nas cinco regiões do país. O trabalho tem a coordenação do chefe do Departamento de Planejamento da CeasaMinas, engenheiro agrônomo Gustavo Costa Almeida e conta com a participação do estudante de Engenharia Agronômica, Rogério Ávila.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2203
imprensa@agricultura.gov.br
CeasaMinas (31) 3399-2012/2263


Palavra chave: CeasaMinas ; frutas ; hortaliças hortifrutigranjeiro ; padronização comercial ; hortifrútis

  

Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828