É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Processo de Seleção

Processo seletivo de servidores para cargos e funções comissionadas

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a nomeação em cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS, níveis 101.1 a 101.3 e Gratificações Temporárias é precedida de um processo de seleção dos quais participam servidores e, dependendo da vaga em questão, empregados públicos. Essa seleção foi instituída pela Portaria Mapa nº 778 de 21 de agosto de 2012, que regulamenta o artigo 46 do Decreto nº 7.127 de 4 de março de 2010. 

A fim de valorizar o servidor e criar uma cultura de meritocracia, esse processo de seleção, normatizado pela Portaria Mapa nº 1.180 de 28 de dezembro de 2012, busca avaliar o perfil profissional do candidato e compará-lo às competências exigidas pela vaga. De forma transparente e técnica, o processo de seleção se inicia com um edital, que apresenta todo o perfil necessário para a vaga, elaborado segundo metodologia relacionada à gestão de pessoas por competências.  

Os servidores ou empregados públicos interessados na vaga se candidatam e seus currículos passam por uma avaliação objetiva eliminatória e classificatória da qual resultam seis classificados. Após uma fase recursal e de comprovação de documentos, eles participam de uma entrevista com uma comissão de seleção. Resulta dessa fase uma lista tríplice, que é encaminhada à autoridade responsável pela nomeação do ocupante da vaga. 

Ao criar um processo de seleção para ocupação de seus cargos e funções comissionados e de gratificações temporárias, o Mapa dá mais um passo para o cumprimento de seu objetivo estratégico, que é o de “desenvolver e reter competências do corpo funcional”. Assim dá mais um passo para o cumprimento de sua missão institucional para prestar melhores serviços aos cidadãos e à agricultura brasileira. 


Vagas cuja ocupação depende de processo seletivo:

-Cargos em Comissão do Grupo – Direção e Assessoramento Superior (DAS), níveis 101.1 a 101.3, exceto os cargos do Gabinete do Ministro e os DAS 101.3 das Superitendências Federais de Agricultura (SFA) 

-Gratificações Temporárias das Unidades dos Sistemas Estruturadores da Administração Pública Federal (GSist) 

-Funções Comissionadas Técnicas (FCT) 

-Funções Gratificadas (FG) 


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828