Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Wilson Vaz de Araújo assume Secretaria de Política Agrícola

Notícias

Wilson Vaz de Araújo assume Secretaria de Política Agrícola

Gestão

Neri Geller que ocupava o cargo e já foi ministro do Mapa sai para participar das eleições deste ano
publicado: 06/04/2018 16h24 última modificação: 06/04/2018 16h24
Wilson Araujo deixa a diretoria de Crédito e Estudos Econômicos para assumir a Secretaria de Política Agrícola

Wilson Araujo deixa a diretoria de Crédito e Estudos Econômicos para assumir a Secretaria de Política Agrícola

O diretor de Crédito e Estudos Econômicos, Wilson Vaz de Araújo, assume nesta sexta-feira (6) a Secretaria de Política Agrícola. Após quase dois anos, o secretário de Política Agrícola e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller, deixa o posto para disputar as eleições deste ano.

O novo secretário foi conselheiro pelo Ministério da Agricultura no Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), no Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO), no Conselho de Administração da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Consad/Casemg) e integra a Rede de Dirigentes de Política Agrícola, do Conselho Agropecuário do Sul (Cas/Redpa).

Wilson Araújo considera como prioridade imediata de gestão o novo Plano Agrícola e Pecuário, a ser lançado até junho. "Já fizemos o levantamento das demandas junto a representações de produtores rurais, de insumos, de máquinas e equipamentos, de instituições financeiras, dos governos federal e estaduais e da Frente Parlamentar da Agropecuária, para receber sugestões e críticas".

"Já temos uma espinha dorsal, uma política agrícola consolidada, que vem sendo aperfeiçoada desde os anos 60, e o produtor sabe que o governo vai estar presente para apoiar o crédito à produção e investimentos em infraestrutura produtiva e à comercialização”, disse o novo secretário.

Wilson Vaz de Araújo, natural do Paraná, começou sua vida profissional em escritórios de planejamento agropecuário do seu estado, passando pelo Rio Grande do Sul, até mudar-se para a capital federal, quando elaborou projeto de ocupação do Cerrado em toda a Região Centro-Oeste. Funcionário da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e cedido ao Mapa, nas últimas duas décadas foi responsável pela elaboração do Plano Agrícola e Pecuário do ministério.

Balanço
O secretário Neri Geller estava no comando da SPA desde junho de 2016, quando assumiu pela segunda vez o posto. Foi secretário de Política Agrícola em 2013 e no ano seguinte, ministro da Agricultura. No comando da secretaria, pela primeira vez na história, toda a subvenção ao seguro rural foi paga no orçamento anual de 2017, sem restos a pagar.

Em sua primeira passagem pela Secretaria de Política Agrícola, empenhou-se na criação do Programa de Construção de Armazéns (PCA) e do Programa de Inovação Tecnológica da Agropecuária (Inovagro).

Neri Geller conclui seu balanço à frente da Secretaria com otimismo e a sensação do dever cumprido. “Estamos satisfeitos porque nossa missão de dar suporte para a produção agropecuária brasileira avançar foi cumprida. E o setor continua tendo papel fundamental na retomada da economia e no desenvolvimento do país", finaliza.

Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br