Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vigiagro encontra cobras e lagartos em roupas e sapatos de passageiro

Notícias

Vigiagro encontra cobras e lagartos em roupas e sapatos de passageiro

Crime ambiental

Bagagem inspecionada chegou em Guarulhos em vôo procedente de Portugal
publicado: 19/09/2017 17h44 última modificação: 19/09/2017 17h46
Os animais foram transportados em condições precárias, envoltos em peças de meias femininas, dentro de bolsos e em calçados

Os animais foram transportados em condições precárias, envoltos em peças de meias femininas, dentro de bolsos e em calçados

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), apreendeu em recinto alfandegado do terminal de desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos (SP), 30 répteis, sendo 18 cobras e 12 lagartos. A apreensão no último dia 15, foi feita durante fiscalização de bagagem no voo Air Europa UX57, oriundo de Portugal.

De acordo com auditores fiscais que atenderam a ocorrência, no raio-x foi detectada a presença de produtos orgânicos em duas malas que foram encaminhadas à bancada do Vigiagro para verificação. O passageiro responsável não havia comunicado o conteúdo de suas bagagens e declarou que não sabia o que continham. Os répteis foram transportados em condições precárias e envoltos em peças de meias femininas, dentro de bolsos nas roupas e em calçados.

Como o passageiro não possuía documentação oficial (nacional ou estrangeira) dos animais, nem autorização de importação ou certificação veterinária internacional, foi autuado em flagrante contrabando de espécies, inclusive violando das normas de bem-estar animal. Por essa rão, foram acionados o Ibama e a Polícia Federal.
O passageiro foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal para apuração dos crimes e os animais para o Instituto Butantan, como parte dos procedimentos para indiciá-lo criminalmente.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br