Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vietnã pode abrir o mercado de carne bovina para o Brasil, diz ministra

Notícias

Vietnã pode abrir o mercado de carne bovina para o Brasil, diz ministra

Missão à Ásia

Tereza Cristina fez um balanço da missão brasileira à Ásia
publicado: 23/05/2019 19h05 última modificação: 24/05/2019 14h39

Ao fazer um balanço da missão à Ásia, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou nesta quinta-feira (23) que o Vietnã acenou que pode abrir o mercado de carne bovina para o Brasil no segundo semestre deste ano. Em Hanói, a ministra reuniu-se, no último dia 17, com o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuân Phúc.

Segundo a ministra, os vietnamitas demonstraram grande interesse na compra de boi em pé. “Eles querem a carne brasileira”, disse. “É um mercado novo que se abre, um país que tem 100 milhões de pessoas”, acrescentou.

De acordo com a ministra, em contrapartida, o Vietnã quer exportar camarão de pesca no mar e ampliar a venda de peixe panga para o Brasil.

Na capital vietnamita, a delegação brasileira participou das celebrações pelos 30 anos das relações diplomáticas Vietnã-Brasil. O deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE), que integrou a comitiva, apresentará um requerimento para que a Câmara dos Deputados realize uma sessão solene para marcar a data.

Japão

Sobre a passagem pelo Japão, a ministra ressaltou a realização do Quarto Diálogo Brasil-Japão em agosto. O evento ocorrerá no Brasil. Tereza Cristina destacou que o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Takamori Yoshikawa, confirmou a participação.

“Eles estão muito interessados em investimentos em infraestrutura. Muitas pessoas querendo saber onde investir, se o Brasil vai realmente começar de novo a receber esses investimentos”, afirmou.

Indonésia

Na Indonésia, Tereza Cristina destacou as conversas com o ministro da Agricultura da Indonésia, Amran Sulaiman, para discutir a abertura do mercado de carne bovina brasileira para o país asiático.

A Indonésia demonstrou um interesse efetivo de vir aqui comprar carne brasileira porque hoje eles só importam carne da Austrália. Seria uma outra oportunidade de levar carnes do Brasil para a Indonésia. Querem também conversar sobre tecnologia, sobre material genético para aves”, disse.

Os indonésios sinalizaram para  exportação de frutas especiais para o mercado brasileiro: o mangostim e a fruta da serpente.

Clique aqui para ouvir a matéria da Rádio Mapa

 Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br