Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegação do Brics visita banco genético da Embrapa, o maior da América Latina

Notícias

Delegação do Brics visita banco genético da Embrapa, o maior da América Latina

Bloco Econômico

Foram também a laboratórios que fazem testes de validação de novas variedades transgênicas de cana-de-açúcar
publicado: 17/07/2019 12h20 última modificação: 17/07/2019 12h45

Representantes de delegações estrangeiras do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) visitaram dois centros de pesquisa da Embrapa, nesta quarta-feira (17): a Embrapa Agroenergia e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  localizados em Brasília. A visita oficial fez parte da reunião de Vice-Ministros de Agricultura do Bloco, que será realizada até esta quinta-feira (18) na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O encontro antecede a 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, que será realizada em Bonito (MS), em setembro, com o tema ”Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”. O Brasil exerce neste ano a presidência de turno do bloco econômico, que representa cerca de 42% da população mundial, 23% do PIB (Produto Interno Bruto), 30% do território e 18% do comércio mundial. Antes da visita, as delegações foram recebidas pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na sede do ministério.

As visitas aos dois centros foi coordenada pelo presidente interino da Embrapa Celso Moretti. Na Embrapa Agroenergia, os vice-ministros conheceram o laboratório e as casas de vegetação que estão neste momento fazendo testes de validação de novas variedades transgênicas de cana-de-açúcar, com resistência à broca-da-cana e ao herbicida glifosato.

Já na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, conheceram o Banco Genético da Unidade, considerado o quinto maior do mundo e o maior da América Latina. Ele abriga mais de 100 mil amostras de cerca de 800 diferentes espécies de importância para a agricultura e a alimentação, guardadas a temperatura de 20° graus negativos.

À tarde, o grupo se reunirá no auditório do Mapa para discutir pautas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária dos países membros. A reunião será conduzida pelo embaixador Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério. Na quinta-feira (18), as discussões prosseguem, terminando com encontros bilaterais entre os países-membros.

 


Mais informações à Imprensa:
Robinson Cipriano da Silva
Secretaria de Inteligência e Relacionamento Estratégico da Embrapa

 

registrado em: , ,