Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tereza Cristina inicia segunda-feira viagem a Japão, China, Vietnã e Indonésia

Notícias

Tereza Cristina inicia segunda-feira viagem a Japão, China, Vietnã e Indonésia

Viagem à Ásia

Ministra vai se reunir com autoridades dos governos, empresários e acadêmicos para discutir exportação de produtos brasileiros e investimentos em infraestrutura
publicado: 03/05/2019 11h42 última modificação: 07/05/2019 12h45

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) inicia na próxima segunda-feira (6) viagem de 16 dias ao continente asiático. A delegação brasileira passará por quatro países – Japão, China, Vietnã e Indonésia – onde terá reuniões e encontros com autoridades governamentais, empresários e acadêmicos com o objetivo de promover os produtos agropecuários e aumentar a participação brasileira nesses mercados.

“Vou à China, ao Japão, que está ávido por nossos relatórios para abrir mercado para nossa carne in natura. Depois irei ao Vietnã, que tem interesse em frutas, gado em pé, soja e milho”, disse a ministra, na abertura da Agrishow, no último dia 29, em Ribeirão Preto (SP).

A comitiva terá 98 pessoas, incluindo equipe do ministério, parlamentares, empresários e representantes de associações setoriais. 

Japão

A primeira parada é em Tóquio, capital japonesa. No dia 9, a ministra vai se reunir com representantes da Federação das Indústrias do Japão (Keidanren) para discutir investimentos em infraestrutura de transporte e armazenamento de grãos. No mesmo dia, terá encontros com os ministros da Agricultura, Floresta e Pesca e da Saúde.

Na sexta-feira (10), a ministra participará de evento de promoção de cafés especiais nacionais na UCC Coffee Academy, escola de barismo reconhecida em Tóquio. Cerca de 100 convidados terão a oportunidade de degustar várias amostras de cafés brasileiros importados pelo Japão, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais. 

 “A intenção do governo brasileiro é contribuir com as iniciativas que o setor privado tem promovido no exterior, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais. Os países asiáticos são a nova fronteira para o mercado do café”, informou, em abril, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, que acompanhará a ministra.

A delegação também irá presentear autoridades do país com exemplares de café 100% arábica da região de Varginha e Guaxupé, sul de Minas Gerais. 

Em Niigata, na costa japonesa, a ministra participará, nos dias 11e 12 (sábado e domingo), do encontro com seus pares do G20, que antecede a reunião entre os chefes de Estado do grupo que ocorrerá em 28 e 29 de junho, em Osaka. O tema da reunião ministerial é “O Desenvolvimento no Setor de Agricultura e Alimentos – Novos Desafios e Boas Práticas”. E também terá encontros bilaterais.

Tereza Cristina apresentará práticas sustentáveis adotadas pelos produtores brasileiros, principalmente os projetos que fazem parte da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

Além do Brasil, o G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

 

China

Na China, a missão brasileira irá também divulgar na segunda-feira (13) cafés especiais – premiados internacionalmente em 2018, incluindo exemplares vindos do Paraná - em uma cafeteria local. O mercado chinês de café é um dos que mais cresce no mundo.

A ministra ainda terá encontros com investidores no mesmo dia.

No dia seguinte (14), irá visitar a Sial China, considerada a maior feira de alimentação e agricultura da Ásia.

Tereza Cristina vai inaugurar o pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O pavilhão reúne 50 empresas. A ministra e a comitiva deverão almoçar comida preparada com produtos brasileiros.

A ministra e a comitiva debaterão parcerias de cooperação com universidades chinesas.

Vietnã e Indonésia

Nos dois países, a ministra terá reuniões com autoridades vietnamitas, em Hanói (17 de maio), e indonésias, em Jacarta (20 de maio).

A comitiva chega ao Brasil no dia 21 de maio.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br