Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Orgânicos começa no Rio Grande do Norte

Notícias

Semana Nacional de Orgânicos começa no Rio Grande do Norte

Sustentabilidade

Evento é realizado anualmente pelo Mapa para divulgar a atividade
publicado: 21/06/2019 18h17 última modificação: 21/06/2019 18h17
Semana é realizada em todo o país, em diferentes períodos

Semana é realizada em todo o país, em diferentes períodos

(Natal) - A Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, realizada anualmente pelo Ministério da Agricultura, iniciou na segunda (17) em cidades do Rio Grande do Norte. Na abertura, na Unidade Experimental Agroecológica do Parque de Exposições Agropecuárias Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, houve caravanas de municípios do estado, com cerca de 300 produtores de orgânicos. 

Eles participaram de oficinas práticas de preparação e utilização de Bokashi (adubo orgânico japonês), de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) usada na produção orgânica, de defensivos naturais e biológicos e de regularização da produção orgânica junto ao Mapa. Além disso, houve vivência na Unidade Demonstrativa Agroecológica.

A Semana, que acontece nas unidades da federação em diferentes períodos ao longo do ano, visa divulgar os produtos orgânicos, o fomento a esse tipo de produção e o esclarecimento aos consumidores para identificação dos produtos, sobre onde encontrá-los, como são produzidos, vantagens e benefícios ambientais, sociais e nutricionais. São organizadas as oficinas, palestras e feiras locais.

Segundo o chefe da Divisão de Produção, Política e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RN), Tibério de Souza, a agricultura orgânica no Rio Grande do Norte, compreende um total de 250 produtores orgânicos cadastrados.

Neste sábado (22), além do Dia de Campo, será realizada Feira Agroecológica da Agricultura Familiar em Apodi, na região oeste do estado, no Sítio Córrego. No dia 6 de julho, Mossoró terá Feira Sustentável Mais Saudável, no Espaço EcoPark, no bairro Nova Betânia.

Na abertura desse evento anual, houve reunião da Comissão Estadual da Agricultura Orgânica, com representante da Universidade Federal do RN. São parceiros ainda as Secretarias Estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, o Sebrae, a Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) e entidades não governamentais, que compõem a Comissão Estadual de Produção Orgânica do estado.

Mais Informações à imprensa
Nicolau Frederico de Souza, SFA/RN
imprensa@agricultura.gov.br