Você está aqui: Página Inicial > Notícias > País comemora nesta quinta (28) Dia da Pesca com Mosca

Notícias

País comemora nesta quinta (28) Dia da Pesca com Mosca

Número de adeptos dessa modalidade cresce 20% ao ano

Atividade esportiva
publicado: 28/04/2016 16h29 última modificação: 12/12/2016 14h52
Exibir carrossel de imagens Leandro Vitorino/Divulgação Brasil tem 6 mil apreciadores da pesca com mosca

Brasil tem 6 mil apreciadores da pesca com mosca

O Dia Nacional da Pesca com Mosca é comemorado nesta quinta-feira (28). Trata-se de uma mosca artificial, confeccionada com penas, pelos e outros materiais. Usada para cobrir o anzol, ela serve para atrair os peixes. Na maioria das vezes, é feita pelo próprio pescador ou pelo chamado ‘mosqueiro’. “O número de adeptos dessa modalidade vem crescendo cerca de 20% ao ano”, diz o coordenador de Planejamento e Ordenamento da Pesca Amadora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kelven Lopes.

A pesca com mosca é uma modalidade amadora ou esportiva, considerada uma das mais antigas maneiras de capturar peixes, com isca artificial. Ela tem uma forma peculiar de arremesso: ao ser lançada, a linha com a mosca faz uma espécie de balé, com movimentos ondulados como o da fita da ginástica olímpica. Isso faz com que a mosca chegue até próximo ao peixe. O animal é atraído pela silhueta da mosca. Depois de capturados, os peixes são devolvidos à água.

 O equipamento de pesca também é composto de uma vara comprida de 2,5 a 3 metros e uma carretilha que apresenta a função básica de armazenar a linha, confeccionada com material sintético.

A modalidade de pesca chegou no Brasil há cerca de 50 anos. Segundo a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Mapa, existem quase 6 mil pescadores amadores no país que se declaram como ‘mosqueiros’.

Mais informações à imprensa:

Assessoria de comunicação social
imprensa@agricultura.gov.br