Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novacki: Missão ajudou a estreitar relações com a Polônia, França e Holanda

Notícias

Novacki: Missão ajudou a estreitar relações com a Polônia, França e Holanda

Comércio externo

Objetivo da viagem foi ampliar mercado do agronegócio na União Europeia e esclarecer iniciativas adotadas após a Operação Carne Fraca
publicado: 08/06/2017 11h56 última modificação: 08/06/2017 22h05
Eumar Novacki, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jacek Bogucki, e o embaixador Alfredo Leoni

Eumar Novacki, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jacek Bogucki, e o embaixador Alfredo Leoni

A missão oficial do secretário-executivo, Eumar Novacki, a países europeus encerrou na Polônia com resultados positivos para o intercâmbio entre os dois países. Depois de reunir-se com o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jacek Bogucki, Novacki disse ter avançado a negociação para diminuir resistências daquele país em relação a produtos brasileiros no âmbito do bloco europeu (UE). “Já é possível contar com apoio da Polônia nos pleitos brasileiros em um cenário de maior parceria”, afirmou.

Foi acertado que as pautas de interesse mútuo deverão avançar. As posições da Polônia junto à União Europeia vinham sendo, até então, confluentes com as da Irlanda, França e Holanda. Esses dois últimos países também fizeram parte do roteiro do secretário, que obteve de representantes desses governos  sinais igualmente promissores de maior cooperação, inclusive para que prospere acordo do Mercosul com a comunidade europeia.

Um evento entre empresários e membros do governo polonês deverá ser realizado no segundo semestre deste ano, em Brasília. O embaixador em Varsóvia, Alfredo Leoni, ficou encarregado da interlocução junto aos governos e a Câmara de Comércio para viabilizar essa agenda.

Antes de retornar ao Brasil, Novacki, acompanhado do secretário adjunto da Secretaria de Relações Internacionais, Alexandre Pontes, conheceu a sede da empresa Ursus Tractor and Farm Machinery, fábrica de tratores e equipamentos agrícolas, uma das maiores do mundo nesse setor, estabelecida desde 1893.

Montadora no Brasil

Andrzej Zarajczyk, presidente da holding Pol Mot, controladora da Ursos, revelou interesse em instalar uma montadora no Brasil. A empresa participará da Expointer, em Esteio (RS), no segundo semestre deste ano, quando também acontecerão reuniões técnicas para acelerar a instalação da filial brasileira.

Na véspera, o secretário esteve com a diretoria e empresários da Câmara de Comércio da Polônia e com representantes dos ministérios da Agricultura, Relações Exteriores e do Desenvolvimento Econômico. Nessa reunião, Novacki ouviu dos presentes que o Brasil está entre os sete países estratégicos em investimentos e com o qual pretendem ampliar tratados comerciais.

França e Holanda

Em Paris, foi decidida a criação de um Comitê Especial Agrícola Permanente Brasil - França, para tratar de cooperação, tecnologia, sustentabilidade, sanidade e intensificação de comércio, em encontro com o diretor-geral de Desempenho Econômico e Ambiental de Empresas (DGPE), Hervê Duran, e a nova equipe do Ministério da Agricultura do país, comandado por Emmanuel Macron.

Eumar Novacki, ouviu de Marjolijn Sonnema, diretora-geral de Agricultura da Holanda, que também realizou eleições recentemente, que a visita irá contribuir para melhorar a relação entre os dois países. O secretário esteve também com René Van Der Plas, principal executivo do Porto de Roterdã, que tem como principais acionistas o governo holandês e a prefeitura de Roterdã. A administradora do porto é parceria em projetos no Espírito Santo e no Ceará.

Nos três países, o secretário do Mapa aproveitou para esclarecer pessoalmente detalhes adotados pelo governo brasileiro após a deflagração da Operação Carne Fraca.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social
imprensa@agricultura.gov.br