Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na Embrapa Soja, Maggi promete trabalhar por mais investimento em pesquisa

Notícias

Na Embrapa Soja, Maggi promete trabalhar por mais investimento em pesquisa

Banco de sementes

Em Londrina, o ministro visitou laboratórios da empresa acompanhado de Maurício Lopes
publicado: 10/02/2017 16h25 última modificação: 10/02/2017 16h25
Exibir carrossel de imagens Na Embrapa Soja, o ministro conhece novas varieadades de sementes

Na Embrapa Soja, o ministro conhece novas varieadades de sementes

 

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, visitaram, nessa sexta-feira (10), a Embrapa Soja, em Londrina (PR), quando defendeu investimentos em pesquisa. “Vamos trabalhar para que, no momento em que o Brasil sair da crise, se consiga distribuir mais recursos para a ciência, para a pesquisa, que é onde nós temos o nosso futuro garantido”, prometeu Maggi.

É o único caminho que temos”, disse o ministro, acrescentando que a posição do país como grande produtor de grãos “foi conquistada com ciência, conhecimento e vontade dos agricultores de avançar”. Falou ainda da preocupação com o meio ambiente. “Nós temos sempre a preocupação de uma agricultura não só competitiva, mas que seja também sustentável. Temos regras ambientais a serem seguidas, como a proteção das margens de rios”, lembrou.

Depois de reunir-se com a direção e equipe técnica da Embrapa Soja, o ministro visitou casas de vegetação e laboratórios de ecologia química e de biotecnologia. "São áreas de pesquisa de ponta, onde se busca antecipar tendências e desafios que a cultura pode enfrentar", explicou José Renato Bouças Farias, chefe-geral da Embrapa Soja.

Blaitro Maggi conheceu o Banco Ativo de Germoplasma (BAG), um dos três maiores bancos de sementes de soja do mundo e uma coleção de plantas de soja selvagem. O banco possui cerca de 45 mil tipos diferentes de soja, que são estudadas, catalogadas e usadas nos programas de melhoramento genético.

O ministro também acompanhou ensaios de pesquisa desenvolvidos a campo, como a nova geração de cultivares de soja e pesquisas sobre o comportamento da cultura frente às mudanças climáticas. A visita foi completada na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, local onde os conhecimentos desenvolvidos são aplicados na prática e demonstrados aos técnicos e agricultores.

O ministro visitou ainda a tropical Melhoramento e genética em Cambé (PR);

 

Mais informações à Imprensa
Coordenação geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br