Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra participa de lançamento de projeto para conservação da Bacia do Rio Araguaia

Notícias

Ministra participa de lançamento de projeto para conservação da Bacia do Rio Araguaia

Dia Mundial do Meio Ambiente

Tereza Cristina assinou acordo de cooperação que garante a execução do projeto
publicado: 05/06/2019 17h35 última modificação: 05/06/2019 17h43
Solenidade de Lançamento do Projeto Juntos pelo Araguaia

Solenidade de Lançamento do Projeto Juntos pelo Araguaia

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta quarta-feira (5) do lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia. A cerimônia contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O projeto prevê ações de conservação do solo, implantação de bacias de contenção de água de chuvas e sedimentos, terraceamento de pastagens e recomposição florestal para isolamento e plantio de mudas em nascentes e matas ciliares.

Na ocasião, a ministra assinou um acordo de cooperação que garante a execução do projeto e prevê a criação do fundo de conversão das multas. Para a ministra, o projeto marca uma nova era na preservação da bacia hidrográfica.

 “Inauguramos hoje uma nova era, onde a conversão das multas vai atuar onde realmente precisa, que é na recomposição das matas ciliares, em projetos que tragam benefícios para aqueles que estão no campo e para o próprio Rio Araguaia, que tem uma série de ações a serem tomadas para que seja revitalizada”, disse a ministra.

 O acordo também foi assinado pelos ministérios da Casa Civil, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Secretaria Geral e Secretaria de Governo, e pelos Secretários de Estado do Meio Ambiente de Goiás e Mato Grosso.

Já o presidente Bolsonaro assinou o protocolo de intenções, juntamente com os governadores Mauro Mendes (Mato Grosso) e Ronaldo Caiado (Goiás).

A bacia hidrográfica do Rio Araguaia banha quatro estados brasileiros, com 2.115 km de extensão e apresenta uma grande biodiversidade.

*Com informações do Blog do Planalto

Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br