Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra participa de fórum internacional de investimentos em São Paulo

Notícias

Ministra participa de fórum internacional de investimentos em São Paulo

BIF 2019

O evento tem o objetivo de apresentar a investidores oportunidades de negócios em setores estratégicos da economia brasileira
publicado: 09/10/2019 15h33 última modificação: 10/10/2019 15h49

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta quinta-feira (10) da terceira edição do Fórum de Investimentos Brasil 2019 (BIF, na sigla em inglês). O evento apresenta a investidores estrangeiros as oportunidades de negócios em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e inovação.

O evento, o maior para atração de investimentos para o Brasil, foi aberto pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse considerar Tereza Cristina uma “ministra incansável” na busca de mercados para o agronegócio no Brasil. O presidente também convocou os investidores estrangeiros a aplicarem recursos no Brasil. "Para nós conquistarmos a confiança de vocês, não valem apenas bons discursos. Temos de provar na prática o que somos e o que estamos fazendo. A responsabilidade jurídica e a garantia estão acima de tudo para nós, e é dessa forma que queremos cativá-los. Estamos aqui porque acreditamos em vocês, e vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. O que nós queremos é um Brasil melhor para todos, e o mundo estará muito melhor se o Brasil também melhorar", disse. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez um balanço das conquistas do governo, com as reformas em tramitação e as medidas já aprovadas no Congresso. Guedes destacou o trabalho conjunto dos ministros para destravar a economia brasileira, citando a ministra Tereza Cristina como participante desses esforços. Os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também discursaram na abertura do BIF 2019 e destacaram a importância do evento para incrementar a economia do país. 

Logo após a abertura do evento, a ministra iniciou uma série de reuniões com empresas que investem ou querem investir no agronegócio. Estão previstas seis reuniões nesta quinta-feira, com empresas como Siemens, John Deere e Mahindra. A ministra disse que já recebeu projetos importantes para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. Participam das reuniões os secretários de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Leite Ribeiro, e de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo. 

 

Ministra Tereza Cristina tem encontros com investidores no BIF 2019, em São Paulo

Tereza Cristina tem encontros bilaterais com investidores no BIF 2019, em São Paulo - Guilherme Martimon/Mapa

A ministra vai participar, no período da tarde, do painel Brasil: Potência Agrícola Sustentável, que vai debater o cenário internacional para o agronegócio, a produção agrícola sustentável brasileira, o papel do Brasil na segurança alimentar mundial e oportunidades de investimentos em setores do agronegócio. Às 17h30, a ministra fará uma coletiva de imprensa.

BIF

Organizado pelo governo brasileiro, por meio da Apex-Brasil, do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BIF é o maior evento voltado à atração de investimentos na América Latina. Mais de 2 mil participantes de 45 países e de 37 setores da economia participam do evento. São autoridades governamentais, empresários, investidores brasileiros e estrangeiros, startups e executivos de grandes corporações. 

Serão realizados oito painéis, quatro sessões paralelas, exposições de produtos nacionais, coletivas de imprensa e diversas reuniões durante os dois dias de evento. Entre os destaques estão debates sobre economia global, defesa, financiamento privado, reforma tributária, infraestrutura, aeroportos, energia, startups, agronegócio, relações de trabalho e tecnologia.

Confira aqui a agenda completa do evento.

 Informações à imprensa
Coordenação-Geral de Comunicação
imprensa@agricultura.gov.br

*Com informações da Apex-Brasil