Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério regulamenta torneios leiteiros para evitar abusos de animais

Notícias

Ministério regulamenta torneios leiteiros para evitar abusos de animais

Instrução Normativa

Instrução normativa tem objetivo de estabelecer as boas práticas de bem-estar animal e suprir a falta de regras
publicado: 30/04/2019 16h14 última modificação: 30/04/2019 17h09

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou na segunda-feira (29) a Instrução Normativa nº 6, que estabelece as boas práticas em torneios leiteiros para fins de uso racional da fauna.

Os principais objetivos da IN são evitar abusos de animais, suprir a falta de regras, corrigir prejuízos causados à imagem do setor, bem como os econômicos gerados por concorrência desleal entre produtores de genética que foram apontados na Câmara Setorial de Leite e Derivados.

“A IN atende a demanda da Câmara Setorial de 2015. O primeiro passo foi formar um grupo de trabalho, que produziu um documento que passou por duas consultas públicas. Finalmente, o texto foi concluído em janeiro deste ano”, explicou Mirela Eidt, auditora fiscal da Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal da SDI.

O artigo 10 do normativo informa que, em caso de descumprimento das regras, os organizadores, proprietários, manejadores e demais profissionais responsáveis pelos animais ficam sujeitos às sanções cíveis, penais e administrativas previstas na legislação vigente.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br