Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério promove segunda edição do debate sobre o Princípio da Inovação

Notícias

Ministério promove segunda edição do debate sobre o Princípio da Inovação

Agricultura digital

Realizado em Brasília, evento reunirá especialistas para discutir como tornar a inovação referência na formulação de políticas públicas no Brasil
publicado: 05/11/2019 15h04 última modificação: 05/11/2019 15h04

No próximo dia 7 de novembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza mais um "Diálogo sobre o Princípio da Inovação". A segunda edição do evento reunirá especialistas de diversos setores e instituições nacionais e internacionais para debater o conceito que prevê uma mudança na mentalidade nos negócios para estimular a pesquisa, o desenvolvimento e gerar mais crescimento econômico. 

O debate ocorrerá no Auditório Olacyr de Moraes, no edifício-sede do Mapa, em Brasília. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do endereço diagro.sdi@agricultura.gov.br. 

O Princípio da Inovação é um conceito discutido intensamente nos negócios a fim de equilibrar a visão sobre risco e oportunidades. Umas das maiores autoridades no tema é o European Risk Fórum (ERF), que será representado no debate por Paul Leonard, diretor do Conselho de Administração da instituição e também presidente da Força-Tarefa do Princípio da Inovação.

O debate contará ainda com dois painéis que discutirão, respectivamente, a importância da agricultura nos ecossistemas de inovação e os desafios de comunicar a inovação. No primeiro deles, participam representantes do Departamento de Apoio à Inovação Agropecuária (Diagro), do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros), do Departamento de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas (Decap) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI).

Já o segundo painel contará com a participação de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Secretaria de Inovações e Negócios da Embrapa, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e da recém-criada Crop Life Brasil.

Para o Mapa, é fundamental estimular cada vez mais a mentalidade dos empresários brasileiros para investir em pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, sobretudo do agronegócio e na indústria, estimulando a confiança e atraindo investimentos. O objetivo é tornar o princípio da inovação uma referência na formulação de políticas públicas e colocar o agro brasileiro nos principais ecossistemas de inovação do país.

“Aumentar a produtividade por meio de inovação e novas tecnologias é um dos temas mais importantes para a agricultura brasileira. O Diálogo vai mostrar que é com inovação que vamos conseguir mais competitividade e abarcar novos mercados para a agricultura”, disse Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa.

Uma das prioridades da Secretaria de Inovação tem sido o desenvolvimento de ações para ampliar a conectividade no interior do Brasil e o uso de novas tecnologias no campo. “O Brasil é um país continental e acreditamos que todas as regiões precisam ser potencializadas. É com inovação também que vamos recuperar áreas degradadas, melhorar nossa produtividade e oferecer produtos mais sustentáveis para o Brasil e para o mundo”, afirmou Luís Cláudio França, diretor do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária.

Serviço

Diálogo sobre o Princípio da Inovação
Data: 07/11/2019 (quinta-feira)
Horário: 08h30 às 12h30
Local: Auditório Olacyr de Moraes, Edifício Sede do Mapa, térreo - Brasília (DF)
Inscrições: diagro.sdi@agricultura.gov.br

 


Informações à imprensa:
imprensa@agricultura.gov.br