Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Agricultura lançará no Rio de Janeiro o programa Bioeconomia Brasil

Notícias

Ministério da Agricultura lançará no Rio de Janeiro o programa Bioeconomia Brasil

Recursos naturais

Lançamento ocorrerá na Marina da Glória no primeiro dia da feira Green Rio 2019
publicado: 17/05/2019 14h23 última modificação: 22/05/2019 12h54
Exibir carrossel de imagens Sistema agroflorestal para produção orgânica de frutas

Sistema agroflorestal para produção orgânica de frutas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançará nesta quinta-feira (23) o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade, durante o Green Rio 2019A cerimônia será na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, participará do evento. 

O objetivo do programa é promover o uso sustentável de recursos naturais e ampliar a participação da agricultura familiar, de pequenos e médios agricultores, de povos e comunidades tradicionais, no conceito da economia ecológica.

O lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de programação do Green Rio 2019, uma feira de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis. A oitava edição do evento será realizada a partir desta quinta-feira (23) até sábado (25).

Sob coordenação da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, o novo programa do Governo Federal vai implementar ações de promoção e estruturação dos sistemas produtivos, visando a agregação de valor, ampliação da visibilidade e a qualificação dos produtos e processos relacionados ao extrativismo e à sociobiodiversidade, adianta Schwanke.

Outra finalidade da iniciativa será estimular o aproveitamento de fontes renováveis de energia pela agricultura familiar, tanto para o autoconsumo quanto para sistemas produtivos e geração distribuída, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a inclusão produtiva no meio rural.

Cinco projetos integram o programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade: Projeto Estruturação Produtiva das Cadeias do Extrativismo (pró-extrativismo); Projeto Ervas Medicinais, Aromáticas, Condimentares, Azeites e Chás Especiais do Brasil; Projeto Roteiros da Sociobiodiversidade; Projeto Potencialidades da Agrobiodiversidade Brasileira; e Projeto Energias Renováveis para a Agricultura Familiar.

Parceria e debates

Na ocasião, também será assinada a ratificação do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e o Instituto Julius Kühn, Centro Federal Alemão de Pesquisa de Plantas Cultivadas, para a realização de ações conjuntas, com foco em energias renováveis, segurança alimentar e promoção da agricultura sustentável em pequenas propriedades.

Na sexta-feira (24), às 15h30, o secretário Fernando Schwanke conduzirá o Fórum de Energias Renováveis, que discutirá a transição energética no cenário da bioeconomia no Brasil e no mundo. Entre as empresas presentes estará a Siemens, que apresentará sua estratégia para promover energia renovável e desenvolvimento, como também representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Embrapa Agroenergia, da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) e da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica).

O Mapa contará com um dos estandes âncoras do evento, onde acontecerão palestras, debates, mesas redondas, lançamento de publicações e a exposição de produtos da agricultura familiar durante todo o Green Rio. No espaço, também serão realizados Encontros de Oportunidades, para aproximar empreendedores da agricultura familiar (setores dos chás alimentícios e medicinais, óleos essenciais, fitocosméticos e azeites) à iniciativa privada. O objetivo é conectar pequenos e médios agricultores com grandes investidores e possíveis compradores, visando a geração de novos negócios e oportunidades.

Green Rio

O Green Rio ocorre anualmente desde 2012 como plataforma de negócios entre expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. O evento é gratuito e deve receber neste ano mais de 3 mil visitantes e cerca de 80 expositores do Brasil e do exterior

O Green Rio é um dos principais eventos sobre bioeconomia no Brasil e representa para os participantes oportunidade de fazer parcerias estratégicas, conhecer produtores e empreendedores que adotam técnicas sustentáveis de produção, além de contato com especialistas brasileiros e estrangeiros.

Em sua oitava edição, o Green Rio vai reunir expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável, entre os dias 23 e 25 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A expectativa é que o evento, gratuito, receba cerca de 3 mil visitantes, que estarão em contato com mais de 80 expositores do Brasil e do exterior.

 

Confira abaixo a programação específica do estande institucional do Ministério da Agricultura durante o evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

* Texto alterado no dia 22/05 em razão de mudanças na agenda da ministra 

Mais informações à Imprensa:

Coordenação geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br