Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maggi assina adesão de MT ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Notícias

Maggi assina adesão de MT ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Segurança alimentar

Solenidade ocorreu durante abertura da 45º Exposul , no município de Rondonópolis
publicado: 07/08/2017 19h01 última modificação: 07/08/2017 21h41
Exibir carrossel de imagens Fotos/Divulgação/Mapa

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) assinou nesta segunda-feira (7) a portaria de adesão do estado de Mato Grosso ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A solenidade ocorreu durante  a abertura da 45º Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso), em Rondonópolis, e contou com a presença do governador Pedro Taques.

O Sisbi-Poa padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Com a assinatura da portaria, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal ao do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, a adesão é um passo importante porque faz a conexão do sistema de inspeção de Mato Grosso com o Suasa. “Isso é muito importante para a indústria frigorífica, porque ela vai poder comercializar os produtos que são inspecionados em Mato Grosso fora do estado, o que permitirá que circulem nacionalmente.”

Hoje, já fazem parte do Sisbi-Poa Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal.

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), Guilherme Linares Nolasco, também participou da cerimônia de assinatura da portaria.

Depois da solenidade, Maggi percorreu as instalações da  Exposul, que vai até sábado (12). A exposição é uma das mais tradicionais do calendário de agroeventos de Mato Grosso.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br