Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mapa publica lista de referência de espécies vegetais usadas na agricultura

Notícias

Mapa publica lista de referência de espécies vegetais usadas na agricultura

IN 23

Ministério tem obrigação legal de elaborar periodicamente essa relação
publicado: 16/06/2017 17h22 última modificação: 19/06/2017 15h18
Espécie amendoim forrajeiro

Espécie amendoim forrajeiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) publicou nesta sexta-feira (16) a Instrução Normativa (IN) 23, com lista de referência de espécie vegetais domesticadas ou cultivadas, que foram introduzidas no país e de fundamental importância para a pesquisa agrícola e para a produção de sementes.

De acordo com o coordenador nacional de qualidade da Secretaria de Mobilidade Social do Produtor e Cooperativismo (SMC), Fabrício Santana Santos, “o Decreto 8.772 determina que o MAPA elabore, publique e revise, periodicamente, a lista de referência de espécie animais e vegetais utilizadas na atividade agrícola. A publicação da lista representa o compromisso do ministério com a desburocratização da pesquisa científica, garantindo a segurança jurídica para a cadeia produtiva agrícola”.

Os pesquisadores, melhoristas e produtores de sementes das espécies constantes no Anexo I da IN 23 estão isentos da exigência de cadastro das atividades de pesquisa e de remessa de amostras para o exterior, através do Sistema Nacional de Gestão de Patrimônio Genético (SISGEN) e da obrigação da repartição de benefícios, ou seja, não precisarão pagar 1% da receita líquida anual obtida com a exploração econômica.

O mesmo decreto determina também, que sejam indicadas variedades que tenham adquirido propriedades distintas no país, que apesar de serem exóticas, se adaptaram à biodiversidade brasileira, sobrevivem sem a interferência humana e em harmonia com o ecossistema.

O ministério continuará ampliando a listagem e nos próximos meses publicará novas listas com espécies de animais domésticos e de espécies aquáticas.


Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br