Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mapa fará auditoria no serviço veterinário oficial do RS entre 23 e 27 deste mês

Notícias

Mapa fará auditoria no serviço veterinário oficial do RS entre 23 e 27 deste mês

Saúde animal

Objetivo é verificar capacidade de técnica e operacional do estado e apontar correções, caso necessário
publicado: 11/10/2017 15h45 última modificação: 11/10/2017 15h47

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará auditoria no serviço veterinário oficial (SVO) do Rio Grande do Sul entre os dias 23 e 27 deste mês. O trabalho, feito a cada três anos, visa avaliar a capacidade técnica e operacional do estado, o que envolve recursos humanos, físicos e financeiros. O resultado permitirá ao Mapa, caso necessário, indicar correções para melhoria dos serviços.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, a auditoria no RS avaliará a capacidade de resposta do serviço veterinário e sua atuação nas ações desenvolvidas pelos diversos programas sanitários. Será feito, acrescentou, um diagnóstico de eventuais inconformidades e dos pontos fortes, a fim de indicar mudanças, caso necessário.

Em novembro, entre os dias 20 e 24, o Mapa fará auditoria no serviço veterinário de Santa Catarina, informou Marques.

O Mapa começou as auditorias em 2016 e deverá concluí-las em 2018.  Até agora, foram auditados os serviços veterinários oficiais do Pará, de Alagoas, do Piauí, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás, da Bahia, do Acre e de Rondônia.

Em 2018, serão feitas 12 auditorias: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas, São Paulo, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Amapá, Roraima e Distrito Federal. Também no ano que vem será realizada inspeção para avaliação dos programas direcionados à febre aftosa.

Para as auditorias foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação da qualidade do SVO, adaptando metodologia da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) usada pelos serviços veterinários dos países membros, conhecida como PVS/OIE Tool (Performance of Veterinary Services).

O serviço veterinário oficial é composto pelo Mapa e por órgãos estaduais de sanidade agropecuária, além de veterinários credenciados. A missão do SVO é garantir proteção e segurança aos consumidores dos produtos de origem animal e o acesso dessas mercadorias aos mercados interno e externo, por meio da prevenção, controle e erradicação de doenças dos animais, além do controle do uso de insumos e atividades que possam afetar a saúde e o bem-estar animal.

 Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br