Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autorizados novos leilões de PEP e Pepro para a próxima quinta-feira

Notícias

Autorizados novos leilões de PEP e Pepro para a próxima quinta-feira

Comercialização

Em dois leilões já realizados neste ano foram comercializadas 256,9 mil toneladas de arroz
publicado: 09/03/2018 12h40 última modificação: 09/03/2018 18h51

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento programou leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) com oferta de 70 mil toneladas de arroz em casca do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no próximo dia 15 (quinta-feira).

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola, a comercialização do arroz será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dará continuidade ao apoio à venda do grão. Estão previstas 38 mil toneladas para as operações de PEP e 32 mil toneladas para Pepro.

Nos dois leilões já realizados neste ano foram comercializadas 256,9 mil toneladas de arroz, sendo 173,6 mil toneladas em leilão de PEP e 83,2 mil toneladas, em Pepro. Foram alocados para este fim R$ 19 milhões.

Os leilões foram autorizados em portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro estando previsto valor aproximado de R$ 100 milhões para as operações. O objetivo é garantir a manutenção dos preços mínimos do cereal na região Sul e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal.

No PEP, as indústrias de beneficiamento e comerciantes de cereais recebem o prêmio após comprovar a compra do produto pelo preço mínimo e o escoamento para os destinos permitidos. Já no Pepro, o prêmio é ofertado ao produtor ou sua cooperativa que efetue a venda do produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador arrematado, e comprove o escoamento nas condições previstas em aviso.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de comunicação social
Inez De Podestà
imprensa@agricultura.gov.br