Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro agradece apoio de países vizinhos após Operação Carne Fraca

Notícias

Ministro agradece apoio de países vizinhos após Operação Carne Fraca

CAS

Declaração foi feita durante reunião do Conselho Agropecuário do Sul que acontece em Buenos Aires
publicado: 04/04/2017 19h29 última modificação: 05/04/2017 16h13
Próxima reunião do conselho será em São paulo, em agosto

Próxima reunião do conselho será em São paulo, em agosto

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) agradeceu a ministros da Argentina, do Uruguai e do Paraguai pelo apoio dado ao Brasil no momento em que o país enfrentava críticas após a deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. Para o ministro, o apoio dos países vizinhos foi importante, pois confirmou a confiança e a parceria entre eles. A declaração foi feita durante a 33ª Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que acontece em Buenos Aires.

O CAS é formado pelos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. É um fórum de discussão e coordenação de ações e de políticas públicas criado desde 2003. A próxima reunião do conselho será no Brasil, nos dias 29 e 30 de agosto, na cidade de São Paulo, quando também será realizado o Salão Internacional da Avicultura (Siave), para discutir, entre outros temas, o bem estar animal.

A proposta brasileira é discutir na reunião de agosto do CAS uma ação conjunta dos países da região para prevenção da gripe aviária e também para o combate à resistência antimicrobiana. Na semana passada, foi realizado seminário, em Brasília, sobre esse assunto com a participação do Comissário da União Europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis. “Não queremos colocar pessoas em risco pelo uso massivo de antibióticos”, alertou o ministro.

Na reunião desta terça-feira (3), na Argentina, Blairo Maggi pediu aos seus pares apoio à candidatura do brasileiro e servidor do Mapa, Guilherme Costa Júnior, à presidência do Codex Alimentarius, que acontecerá em julho. O Codex Alimentarius é reconhecido pela Organização Mundial do Comércio como órgão para a solução de disputas sobre segurança alimentar e proteção do consumidor

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br