Você está aqui: Página Inicial > Notícias > LFDA-MG realiza treinamento de procedimentos técnicos de preparo de amostras de leite cru

Notícias

LFDA-MG realiza treinamento de procedimentos técnicos de preparo de amostras de leite cru

Defesa Agropecuária

O curso faz parte da execução do plano de monitoramento da proficiência laboratorial para o ano de 2020
publicado: 16/12/2019 14h19 última modificação: 16/12/2019 14h25
Alcides Okubo Filho/Embrapa Filtragem do leite cru

Filtragem do leite cru

Na última semana (de 10 a 12 de dezembro), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Minas Gerais (LFDA-MG) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou um treinamento sobre procedimentos técnicos de preparo de amostras de leite cru para 12 técnicos da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL) e três técnicos do LFDA-MG.

O curso faz parte da execução do plano de monitoramento da proficiência laboratorial para o ano de 2020 e foi ministrado pelo auditor fiscal federal agropecuário do LDFA-MG, Eduardo Geraldo Costa Carvalho.

“Buscamos padronizar os procedimentos técnico-operacionais no preparo de materiais de referência. Além disso, o treinamento nos permite um maior intercâmbio de informações entre laboratórios credenciados e o Mapa e a disseminação de conhecimentos técnicos sobre ensaios de proficiência por comparação interlaboratorial”, explica o chefe da Divisão Técnica Laboratorial do LFDA-MG, Eduardo Esteves.

Atualmente, o LFDA-MG prepara as amostras dos materiais e submete a análises laboratoriais cujo os resultados determinam a homogeneidade do lote, estabilidade e caracterização de valor de referência em Células somáticas por mililitro de leite (CCS/mL). Com o treinamento, o LFDA espera em 2020 que os próprios laboratórios credenciados preparem os materiais de leite cru e analisem as amostras, que serão enviadas para o laboratório de referência no LFDA-MG para avaliação dos resultados obtidos frente a valores de referência.

Informações à imprensa
imprensa@agricultura.gov.br