Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo começa levantamento de estoque privado de arroz

Notícias

Governo começa levantamento de estoque privado de arroz

Abastecimento

Conab fará pesquisa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, maiores produtores nacionais do cereal
publicado: 06/03/2017 15h21 última modificação: 06/03/2017 15h21

Armazenadores ou depositários de arroz dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm até o dia 17 deste mês para participar da pesquisa de estoques privados de arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento, feito anualmente, contribui para o planejamento de políticas públicas de fomento à produção agrícola e de abastecimento alimentar.

Neste ano, os formulários podem ser preenchidos também online. Os armazéns ou depósitos que estiverem cadastrados no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp) e que receberam a senha de acesso já podem enviar as informações por meio eletrônico. Aqueles que não possuem e-mail ou cadastro no Sipesp deverão preencher o boletim enviado pelos Correios.

As informações deverão ter como data base os estoques do dia 28 de fevereiro de 2017 e não devem incluir o produto da nova safra. Os volumes devem ser informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo - casca ou beneficiado. Mesmo que os armazenadores não possuam estoques na data de referência, o formulário deve ser preenchido.

Quem recebeu o documento por carta deve devolver o formulário para a Conab pelos Correios ou pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br também até 17 de março. Os armazenadores de arroz que não receberam o formulário e nem a senha para acesso ao Sipesp deve entrar em contato com a Conab até o dia 15 de março.

Realizada anualmente pela Conab nos estados onde se concentra a maior parte da produção nacional, a pesquisa vai mostrar o estoque final do produto em casca e beneficiado da safra 2015/2016. No ano passado, o volume registrado foi de 773,1 mil toneladas de arroz em casca e 62,4 mil toneladas de arroz beneficiado, totalizando 865 mil t em base casca, de acordo com os armazenadores que responderam aos formulários.

Mais informações à imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
imprensa@conab.gov.br