Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira nacional reúne no Ceará representantes da cadeia produtiva do coco

Notícias

Feira nacional reúne no Ceará representantes da cadeia produtiva do coco

Fenacoco

O Brasil é o 4º maior produtor mundial de coco verde, com destaque para a região Nordeste
publicado: 06/11/2019 17h34 última modificação: 07/11/2019 10h41

A Feira Nacional do Coco (Fenacoco) iniciou nesta quarta-feira (6), em Fortaleza (CE) e vai até a próxima sexta-feira (8). O evento, que tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Embrapa, é o maior da América Latina sobre a cadeia produtiva do coco.

Voltada para a tecnologia, inovação e cultura, o objetivo da feira é estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco, considerado um mercado promissor para o Brasil. O evento conta com a participação de profissionais, cooperativas, artesões, produtores, pesquisadores, estudantes e empresários.  

A estimativa de público para edição de 2019, que está sendo realizada no Hotel Praia Centro Fábrica de Negócios, é de 800 pessoas. A abertura do evento foi marcada pela entrega do Troféu Coqueiro de Ouro para os empresários e profissionais que se destacaram na cocoinocultura.

A abertura da feira contou com a presença do superintendente do Mapa no Ceará, Francisco Milton Holanda Neto, e do coordenador de Regulamentação de Vinhos e Bebidas, Marco Tulio Santiago.

Água de coco

Valorizada por seus benefícios nutricionais, a água de coco teve sua produção intensificada no Brasil, impulsionada pelo aumento do consumo interno, assim como o aumento do volume de exportações. O Brasil é o 4º maior produtor mundial de coco verde, sendo a região produtora localizada em áreas litorâneas, principalmente, na região do Nordeste, nos estados da Bahia, Sergipe e Ceará.

No ano de 2018, foram mais de 51 mil toneladas, o que alavancou cerca de R$ 22 milhões.

Fenacoco.jpeg

Texto: Val Loureiro/SFA Ceará