Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira do gado zebu será aproveitada para lançamento de campanha de vacinação

Notícias

Feira do gado zebu será aproveitada para lançamento de campanha de vacinação

Exposição

Blairo Maggi visita 83ª Expozebu, em Uberaba, e recebe título de criadores
publicado: 28/04/2017 16h32 última modificação: 28/04/2017 16h32

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa, neste sábado (29), da abertura da 83ª Expozebu – Exposição Internacional do Gado Zebu, em Uberaba (MG), a partir das 10h. No evento, que se estende até 7 de maio, realizado no parque Fernando Costa, o ministro vai receber o título de Associado Benemérito e Honorário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A partir das 12h40, Maggi fará o lançamento nacional da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que envolverá 22 estados e o Distrito Federal, a partir de 1º de maio.

A feira deste ano, que tem como tema “Integração Lavoura, Pecuária-Floresta”, deverá movimentar negócios da ordem de R$ 150 milhões em leilões e vendas diretas de animais e comercialização de tecnologia (máquinas e insumos). O parque deverá receber 1.810 zebuínos de todas as raças. Está prevista a participação de representantes de 30 países, entre os quais, Angola, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Emirados Árabes, Paraguai, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Índia, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá e Turquia.

A Expozebu é considerada vitrine da pecuária e ponto de partida do atual estágio de evolução e de desenvolvimento genético do rebanho zebuíno brasileiro, que corresponde a mais de 80% do total nacional de bovinos. A ABCZ, organizadora da feira há 83 anos, é responsável pela administração e pela execução do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas no país, por delegação do Mapa. A entidade vem trabalhando no registro genealógico, no direcionamento contínuo do melhoramento genético e na promoção das raças zebuínas, contribuindo para o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite.

Também deverão ser realizadas visitas a propriedades, centrais de inseminação e a outros associados ao projeto Brazillian Cattle. O Brazilian Cattle é um programa setorial executado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABCZ. Participam do Brazilian Cattle criadores, associações e empresas reconhecidas nacionalmente de diversos segmentos da pecuária. O projeto oferta ao mundo tropical um pacote de tecnologias com base no zebu brasileiro, capaz de incrementar a produção de alimentos.


Mais informação à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br