Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê cuidará de ações prévias à declaração do Brasil como livre de aftosa com vacinação

Notícias

Comitê cuidará de ações prévias à declaração do Brasil como livre de aftosa com vacinação

Sanidade animal

OIE deve reconhecer nova condição sanitária do país durante reunião em maio de 2018, em Paris
publicado: 12/05/2017 15h38 última modificação: 12/05/2017 15h39

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou comitê para preparar as ações destinadas a marcar a declaração do Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação. A previsão é que o anúncio seja feito durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), marcada para maio de 2018, em Paris.

A certificação oficial pela OIE de que todo o território nacional é livre da doença, com vacinação, deve contribuir para ampliar e abrir novos mercados internacionais às carnes brasileiras.

A primeira reunião do comitê do Mapa deverá ser realizada nas próximas semanas. Entre as suas atividades, está a elaboração de logomarca da Certificação do Brasil pela OIE.

O comitê organizador foi criado por meio de portaria assinada pelo ministro Blairo Maggi e publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União.

Na reunião deste ano da OIE, que vai ocorrer entre 21 e 26 deste mês, em Paris, será tratada a ação global para reduzir a ameaça da resistência aos agentes antimicrobianos, além das expectativas de adesão do setor privado aos programas internacionais de saúde animal e desenvolvimento da pecuária.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br