Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa segunda etapa do ano de fiscalização de estoques

Notícias

Começa segunda etapa do ano de fiscalização de estoques

Conab

Vistoria será feita na Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal
publicado: 13/03/2017 15h30 última modificação: 13/03/2017 15h30

Nesta segunda-feira (13), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia a segunda etapa de 2017 de fiscalização dos estoques públicos. Técnicos da Conab vão vistoriar 56 armazéns públicos e privados na Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Os fiscais também farão cadastramento de novos armazéns e auditoria, por amostragem, dos estoques privados de arroz informados por produtores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Superintendência de Fiscalização de Estoques da Conab, a expectativa é vistoriar cerca de 133 mil toneladas de arroz, café, milho, feijão, trigo, farinha e fécula de mandioca até 24 de março. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados.

Na etapa anterior, foram inspecionados 45 armazéns em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná e em São Paulo. No mesmo período, foi realizada a primeira fiscalização especial de 2017 no Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, com visita a 17 armazéns. Nas duas vistorias, os técnicos da Conab fiscalizaram 748 mil toneladas de produtos e identificaram cerca de 222 toneladas de perdas de café e milho.

No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Conab. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a empresa estatal por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

Mais informações à imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br

 

registrado em: , ,