Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa o treinamento para certificação de barcos e atracadouros

Notícias

Começa o treinamento para certificação de barcos e atracadouros

Pescado

Santa Catarina é o primeiro Estado do projeto piloto de fiscalização
publicado: 19/02/2018 18h19 última modificação: 22/02/2018 11h03
TStock

A partir desta segunda-feira (19) até quarta-feira (21), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza treinamento de capacitação de servidores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para certificação de barcos de pesca e atracadouros.

A certificação é necessária para que ocorra a eventual retomada da exportação de pescado à União Europeia, o que ainda dependerá da aprovação dos europeus. No dia 3 de janeiro, o Ministério da Agricultura suspendeu a exportação, antecipando-se a decisão da União Europeia de bloquear a entrada de peixe brasileiro no mercado europeu.

“Nesta primeira etapa”, disse o Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, “serão treinados quatro funcionários da Cidasc e mais um auditor fiscal federal agropecuário do Mapa. Santa Catarina será o primeiro estado do País a iniciar este projeto piloto, e lá deverão ser fiscalizadas cerca de 20 embarcações.”

Entre outros 40 tópicos, os principais itens para verificação nos barcos são o local do acondicionamento do gelo, a capacidade de frio e as condições de higiene. 

Rangel disse que a “a meta é buscar o fim das restrições até o final de março. O Ministério da Agricultura está fazendo todo o esforço para reduzir o prazo de embargo da exportação do pescado brasileiro à União Europeia.”

Confira o áudio desta matéria

Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br