Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caqui rama forte, o produto da semana na Ceagesp

Notícias

Caqui rama forte, o produto da semana na Ceagesp

São Paulo

Fruta pode ser apreciada in natura, geleias, mousses, caipirinhas e tortas
publicado: 07/03/2017 17h20 última modificação: 07/03/2017 17h20
Foto/Ceagesp

O caqui rama forte é o produto da semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O produto começou a semana com o quilo vendido a R$ 2,16 no comércio atacadista. A fruta pode ser apreciada in natura, geleias, receitas de origem japonesa, mousses, caipirinhas e tortas, entre outros saborosos pratos.

A fruta de origem asiática tem melhor oferta no período do outono e chegou ao Brasil trazida pela imigração japonesa no século XIX. No território brasileiro, o rama forte é um dos tipos mais populares de caqui junto com o fuyu, goimbo e kyoto.

Além do seu perfume e suculência, o caqui possui grande valor nutritivo: concentra quantidades de vitamina A, B1, B2, B6, B12, C e E, combinação ótima para a pele, visão, cicatrização, crescimento e contra doenças cardiovasculares.

O alimento também tem fibras alimentares – necessárias para o funcionamento do intestino e para emagrecer -, minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Além disso, é rico em antioxidantes, que previnem contra o câncer e fortalecem o sistema imunológico.

Ano passado entraram na Ceagesp 14.774 toneladas da fruta vindas principalmente das cidades paulistas de Guararema, Pilar do Sul, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Jundiaí.

O nome científico do caqui rama forte é Diosyrus Kaki. A fruta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Suas mudas costumam dar frutos em até dois anos.

Saiba mais no site da Ceagesp.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br

registrado em: , ,