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Campanha Nacional de Produtos Orgânicos começa pelo DF

Qualidade

Até maio do ano que vem, eventos acontecem em todos os estados
publicado: 31/05/2017 13h35 última modificação: 31/05/2017 17h51
Exibir carrossel de imagens Feira de orgânicos em Brasília realizada na campanha nacional de 2016

Feira de orgânicos em Brasília realizada na campanha nacional de 2016

Você também faz parte desta rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica é o tema da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos deste ano, iniciada nesta semana pelo Distrito Federal e se estende até maio do ano que vem. A campanha organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inclui atividades em todas as unidades da federação, como a realização de feiras, mostras, degustação e encontros. Materiais como vídeos e panfletos serão usados para informar sobre cuidado, direitos e obrigações de produtores, consumidores, processadores e comerciantes de orgânicos.

O aumento da produção e do consumo desses produtos acontece em ritmo cada vez maior, em função da consciência e da preocupação da sociedade com a qualidade do que é consumido e com o impacto do processo produtivo sobre o meio ambiente, de acordo com o coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Mychel Ferraz. Em 2013, o Brasil contava com 6.700 unidades oficiais de produção orgânica e, agora, já são quase 15 mil unidades registradas no Ministério da Agricultura. Embora a produção se estenda por todos os estados, São Paulo e Rio Grande do Sul têm maior concentração.

Para a organização da produção, o Mapa conta com Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nos estados, que coordenam ações de fomento; sugerem adequação de normas e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas. São formadas por 578 entidades públicas e privadas. De acordo com o coordenador de Agroecologia e Produção Orgânica, Rogério Dias, “com essa rede, abrimos espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”.

Uma vez que o produto resulta de um sistema orgânico de produção, para garantir qualidade são necessários procedimentos que possibilitam a identificação e a rastreabilidade do campo até a mesa. O objetivo da campanha em todas as unidades da federação com atividades durante uma semana é também contribuir para evitar fraudes e para garantir qualidade dos produtos. O Ministério da Agricultura junto com parceiros em todas as esferas de governo realiza, por isso, essa iniciativa de difundir informações. A programação dos eventos e atividades pode ser conferida aqui.

Programação em Brasília - DF

30/05 a 01/06 (terça a quinta-feira):
Mostra de Inovações Tecnológicas Para Agricultura Orgânica (9h às 17h).
Local: Fundação Casa do Cerrado, Parque Estação Biológica, Asa Norte (em frente à Emater-DF).
Atividades: Abertura oficial da Semana;
Lançamento do projeto “Central de Comercialização de Produtos Orgânicos”
Painéis, palestras, oficinas, exposição de produtos e tecnologias.

01/06 a 02/06 (quinta e sexta-feira):
I Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais - I HortPANC
Local: 01/06 - UniCorreios – SCEN Trecho 02, Lote 04 – L-4 Norte – (8h às 18h30)

02/06 (sexta-feira) – Embrapa Hortaliças (8h30 às 12h30)
Desafios e Avanços da Produção Orgânica (8h às 17h).
Local: CVTUnB - Fazenda Água Limpa (Núcleo Rural Vargem Bonita).
Atividade da manhã (8h às 12h) - Dia de Campo: Sistemas orgânicos de produção vegetal.
Atividade da tarde (14h30 às 17h) - Oficinas:
- Métodos de secagem e transformação de produtos vegetais orgânicos;
- Manejo de agroflorestas e construção da biodiversidade;
- Produção de Bokashi liquido e sólido.

03/06 (sábado):
Consumidor Consciente, Conhecendo o Produto Orgânico (8h às 12h).
Local: Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar – CCC/CEASA
- Como identificar um produto orgânico;
- Como se tornar um produtor orgânico;
- Feira demonstrativa.

04/06 (domingo):
Manhã dos Orgânicos no Parque da Cidade (8h às 12h)
Local: Atrás da Administração, próximo ao Quiosque do Atleta – Parque da Cidade.
Atividades:
• Distribuição de material informativo sobre alimentos orgânicos;
• Degustação de alimentos orgânicos e entrega de brindes;
• Feira de produtos orgânicos;
• Exposição tecnológica.


Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Teresa Cristina Lyra
imprensa@agricultura.gov