Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Nigéria debatem cooperação na área do agronegócio

Notícias

Brasil e Nigéria debatem cooperação na área do agronegócio

Relações internacionais

Agenda dos dois países inclui apoio tecnológico, comércio, investimento
publicado: 05/05/2017 15h05 última modificação: 05/05/2017 15h05
Antonio Araujo/Mapa

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro, reuniu-se com o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Nigéria, Audu Ogbeh, e representantes daquele país, nesta sexta-feira (5), para tratar de cooperação bilateral na área do agronegócio. Os nigerianos têm interesse em importar a tecnologia usada na agropecuária pelo Brasil – como equipamentos agrícolas, principalmente os empregados na pequena produção – e material genético de bovinos e aves, carnes e lácteos. Além disso, querem fazer investimentos conjuntos com empresas brasileiras.

De acordo com Odilson Ribeiro, uma missão empresarial brasileira deverá ir à Nigéria, em agosto, para negociar a venda de equipamentos agrícolas.

Ainda segundo o secretário, o Mapa já encaminhou propostas de certificação zoossanitária à Nigéria, o que permitirá a exportação de material genético de bovinos e aves e de lácteos. Com uma dieta alimentar baseada em carboidratos, a Nigéria tem interesse em proteínas animais e lácteos.

Odilson Ribeiro disse que o Brasil deseja cooperar com o país africano. Destacou ainda a importância de a Nigéria responder as propostas de certificação sobre material genético e lácteos.

Em contrapartida, o Mapa pleiteia, por exemplo, a redução da tarifa de importação de arroz, o que hoje inviabiliza o comércio do produto brasileiro. “A cooperação, em sentido amplo, é uma via de duas mãos que não inclui apenas a transferência de tecnologia, mas também o comércio entre os países.”

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
Janete Lima
imprensa@agricultura.gov.br