Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Blairo Maggi viaja à Bélgica depois de receber parlamentares europeus

Notícias

Blairo Maggi viaja à Bélgica depois de receber parlamentares europeus

Internacional

Delegação que esteve no país reuniu-se com o ministro e visitou propriedades e frigorífico no Mato Grosso
publicado: 06/04/2018 18h27 última modificação: 06/04/2018 18h27

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) embarca neste domingo (08) para Bruxelas, na Bélgica, onde terá reuniões com autoridades da União Europeia para tratar sobre questões relacionadas à proteína animal. O retorno está previsto para sexta-feira (13).

Na última terça-feira (3), Maggi recebeu parlamentares, onze membros do Parlamento Europeu, acompanhados de equipe de especialistas para falar sobre os avanços na pecuária bovina brasileira e detalhes do funcionamento do Serviço de Inspeção Federal (SIF), relacionados a produtos de origem animal.

Os parlamentares europeus viajaram para o Mato Grosso, acompanhados de servidores do Mapa, onde visitaram propriedades rurais. Os europeus conheceram com detalhes a pecuária bovina do estado, com destaque para a integração lavoura-pecuária floresta (ILPF), um dos programas de sustentabilidade desenvolvidos pela Embrapa.

O polonês Czesław Siekierski, presidente do Comitê do Parlamento Europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que liderou a missão, elogiou a acolhida do governo e reconheceu a preocupação das autoridades brasileiras em garantir que a legislação seja cumprida no sentido de “respeitar o meio ambiente, incluindo o bioma amazônico”.

Ainda no Mato Grosso, os eurodeputados visitaram um frigorífico de carne bovina, onde acompanharam todas as etapas da produção e conversaram diretamente com a equipe do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. De acordo com o deputado português Ricardo Serrão Santos, “o sistema brasileiro de controle de alimentos serve de modelo a outros países”.

Ao final da missão, o deputado francês Jacques Colombier, disse que a delegação “recebeu resposta a todas as perguntas que foram feitas” e “ficou impressionada com o alto nível técnico observado”.

 

Mais informações à Imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br