Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Apicultores pedem ao Mapa apoio ao setor

Notícias

Apicultores pedem ao Mapa apoio ao setor

Apicultura

Brasil produz cerca de 60 mil toneladas de mel, mas tem que importar geleia real
publicado: 29/08/2018 17h58 última modificação: 29/08/2018 17h58

Representantes de apicultores se reuniram nesta quarta-feira (29) com o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, para pedir apoio para aumentar a atual produção de 60 mil toneladas de mel, dos quais a metade, 30 mil toneladas são exportadas para mais de 40 países.

De acordo com dados do setor, em 2016 foram exportados o equivalente a quase U$ 30 milhões, sendo U$ 22 milhões para os Estados Unidos. Os estados com maior produção de mel no Brasil atualmente são Ceará e Piauí.

Apesar de ser grande produtor de mel, o Brasil não produz geleia real em quantidade suficiente para atender a demanda interna. Os apicultores pediram ao ministro para permitir a importação de outros países. O ministro explicou que já foram analisados os requisitos sanitários e liberados para a importação da geleia real a Argentina, Bolívia, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, França e Itália. No entanto, falta aos importadores fazer o registro do rótulo no site do Ministério da Agricultura. “Não é mais uma questão que dependa do governo, agora a responsabilidade está com as empresas”, explicou.


Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov