Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aeroporto Internacional Salgado Filho passa por teste operacional para a Copa América

Notícias

Aeroporto Internacional Salgado Filho passa por teste operacional para a Copa América

Operação Aeroporto Seguro

A ação visa à atuação coordenada e integrada das instituições que desempenham funções estratégicas no Aeroporto
publicado: 13/06/2019 08h00 última modificação: 13/06/2019 11h57
Exibir carrossel de imagens Auditores fiscais federais agropecuários fiscalizam bagagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre

Auditores fiscais federais agropecuários fiscalizam bagagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre

Será realizada nesta quinta-feira (13) a quarta edição da Operação Aeroporto Seguro, em preparação para a chegada de turistas nacionais e estrangeiros, autoridades e delegações que visitarão Porto Alegre em razão da Copa América. A ação visa à atuação coordenada e integrada das instituições que desempenham funções estratégicas no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em seu entorno, com o objetivo de executar protocolos de segurança, imigração, controle alfandegário, vigilância agropecuária e sanitária, tráfego aéreo, atendimento aos turistas, monitoramento das instalações internas e externas, além do controle de trânsito na região.

A ação é promovida pela Polícia Federal, Polícia Civil/DP Tur, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea/FAB), Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e a empresa Fraport, que administra o aeroporto.

A Operação Aeroporto Seguro teve sua primeira edição em 2012 e foi uma ação pioneira nos aeroportos do país. As instituições que atuam permanentemente no Salgado Filho trabalham de forma coordenada para executar simultaneamente suas operações rotineiras como combate ao tráfico nacional e internacional de drogas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes fazendários, ambientais, fiscalização sanitária e agropecuária, tráfico de seres humanos, patrulhamento do perímetro externo do aeroporto e fiscalização de trânsito.

As ações de segurança aeroportuária são permanentes e a ação de hoje é relevante para aprimorar os procedimentos operacionais integrados. A Operação Aeroporto Seguro foi criada pela Autoridade Aeroportuária, da qual fazem parte a Receita Federal, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Polícia Federal, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, a Anvisa, a Anac e a Fraport.

Será realizada entrevista coletiva às 10h30 desta quinta-feira (13/06), no auditório administrativo da Fraport, localizado no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br