É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Internacional > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


28/01/2016 12:25 Acesso à informação

Ministério apresenta nova versão do AgroStat

Plataforma online disponibiliza dados sobre importações e exportações do agronegócio a qualquer cidadão

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou nesta quinta-feira (28), em Brasília, a nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro, o AgroStat Brasil. As mudanças incluem um visual mais moderno, maior agilidade nas consultas, pesquisa por portos de embarque e desembarque no Brasil e dispensa o cadastro de usuários. A apresentação teve a participação de jornalistas, representantes do setor privado e servidores do ministério.
 
“O comércio exterior é muito importante para a economia brasileira. É uma grande força que temos e precisamos cada vez mais acompanhar os dados estatísticos das exportações e das importações. Precisamos ter as ferramentas mais modernas e possibilitar a busca de dados mais eficiente e mais ágil sobre as negociações internacionais, ” salientou a secretária da Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo.
 
 
Tatiana Palermo: novo AgroStat vai facilitar consulta de usuário (Péricles Barreto/Mapa) 
 
Segundo o coordenador-geral do AgroStat , Gustavo Cupertino, o Brasil é uma potência exportadora e a demanda é maior nas vendas externas: “Os itens mais procurados são a soja (grãos, farelo e óleo), as carnes (bovina, de aves e suína) e os produtos florestais (celulose, papel e madeiras). O principal destino é a China."
 
O sistema facilita a pesquisa do usuário porque agrega produtos em agrupamentos específicos. “Trabalhamos com dois tipos de agrupamento, um mais amplo, que inclui produtos agropecuários e alguns agroindustriais, e o outro, mais resumido, só contempla os produtos agropecuários, ” destacou  Tatiana Palermo.
 
De acordo com o coordenador-geral do AgroStat, a plataforma é auto-explicativa. No site, há perguntas e respostas frequentes.
 
“Acredito que o usuário vai ter mais facilidade de acesso às informações estatísticas. Ele acrescenta que os agrupamentos estão divididos de acordo com os setores. Com um click, você acessa os desdobramentos em divisões menores até chegar ao dado bruto, como é apresentado no Alice (Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior/MDIC)”, disse Cupertino.
 
O AgroStat reúne 436 produtos no agrupamento agronegócio. Os dados são atualizados até o décimo dia de cada mês. As consultas podem ser feitas por valores em dólares e volume com visões por produtos ou por origem/destino (blocos e regiões geográficas, países, unidades da federação e portos). A ferramenta é destinada a toda a sociedade, empresas públicas e privadas, jornalistas, estudantes e cidadãos interessados no comércio internacional.
 
O acesso pode ser feito no endereço eletrônico: http://agrostat.agricultura.gov.br. 
 
Para tirar dúvidas sobre o manuseio do AgroStat o usuário poderá escrever para o e-mail agrostat@agricultura.gov.br.
 
Mais informações:
Assessoria de comunicação social
Inez De Podestà
inez.podesta@agricultura.gov.br
imprensa@agricultura.gov.br
 

Palavras chave: AgroStat comércio exterior exportação importação


Últimas Notícias

Comércio exterior 27/07/2016 09:00 País fecha entendimento com a UE para exportar mais
Comércio bilateral 26/07/2016 18:51 Brasil já pode vender ao Canadá alimentos para animais domésticos
Internacional 25/07/2016 09:00 Brasil e Canadá debatem agenda bilateral do agronegócio, em Ottawa
Comércio exterior 21/07/2016 15:18 Mapa cadastra exportadores de grãos para a China
Negociação bilateral 19/07/2016 18:26 Japoneses têm interesse em investir em agropecuária e hidrovias no Brasil


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828