É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Internacional > Acordos e Negociações Comerciais

Acordos e Negociações Comerciais

Ao negociar um acordo comercial, os países buscam ampliar o acesso aos mercados externos com capacidade real ou potencial de consumo. Cada produto demanda procedimentos específicos que dependem do teor do acordo e/ou das normas e diretrizes legais, adotadas por país ou bloco de países.

O Ministério da Agricultura é responsável pelo posicionamento do País nas negociações agrícolas internacionais e os acordos comerciais podem ser regionais e bilaterais ou multilaterais.

Regional e Bilateral– O Brasil participa ativa e permanentemente dos diversos foros do Mercosul que discutem e propõem regulamentos relativos às áreas sanitária e fitossanitária entre os países do bloco econômico.

Multilateral – Acontece conforme os preceitos do Acordo SPS, resultante da Rodada do Uruguai, em 1995, quando foi criada a Organização Mundial do Comércio (OMC). O documento legitima situações de exceção ao livre comércio para proteger a vida e a saúde humana e dos animais, além de preservar as plantas. As especificações seguem as normas, guias e recomendações da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE); Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária (Ippc); e Codex Alimentarius para o Acordo Sanitário e Fitossanitário, da OMC.
 

ACORDO COMERCIAL ENTRE JAPÃO E ÍNDIA ENTRA EM VIGOR
 
O “Acordo Abrangente de Parceria Econômica” firmado entre o Japão e a Índia entrou em vigor no último dia 1º de agosto.  Os objetivos do mesmo são a liberalização do comércio de bens e serviços, a facilitação de investimento, o fortalecimento da parceria econômica e a cooperação em áreas como propriedade intelectual e movimentação de pessoas.
 
No que se refere ao comércio de bens, os países se comprometeram em reduzir ou eliminar mutuamente, em até 10 anos, as tarifas do imposto de importação referentes a 94% do comércio bilateral. Ressalte-se que não estão cobertos pelo referido acordo produtos como arroz, trigo, carnes, açúcar e lácteos, devido a sensibilidades de ambos os países.
 
O texto do acordo está disponível, em inglês, no seguinte endereço eletrônico: http://www.mofa.go.jp/region/asia-paci/india/epa201102/index.html
 

 

Notícias

Retrospectiva 27/12/2016 10:00 Inmet expande em 2016 rede meteorológica de observação de superfície
Comércio exterior 02/12/2016 14:33 Mapa não tem restrições à importação de carne in natura da raça wagyu do Japão
Energia renovável 01/12/2016 18:38 Japoneses querem aumentar exportação de biomassa produzida aqui para o Japão
Cooperação 16/11/2016 17:00 Brasil e Marrocos anunciam comitê consultivo agrícola para facilitar comércio bilateral
Exportações 21/10/2016 15:32 Brasil recebe missões sanitárias de vários países até o fim do ano

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828