Você está aqui: Página Inicial > Guia de Serviços > Registro de Estabelecimento e Produtos

Registro de Estabelecimento e Produtos

publicado 06/02/2017 16h25, última modificação 17/02/2017 14h41

Os principais produtos de combate a pragas em lavoura são os agrotóxicos e de combate a doenças em animais são as vacinas e remédios. Para aplicação correta é necessário obter a licença por meio do registro no MInistério da Agricultura ou das Superintendências Federais de Agricultura (SFA) de cada estado.

Os produtos agrícolas são divididos em químicos e biológicos. Desde 2009, o Ministério da Agricultura executa um programa de incentivo ao registro de produtos biológicos, oferecendo facilidade e legalizando com mais rapidez o agrotóxico químico. Em oito meses é possível finalizar o processo de registro biológico e registro profissional demora 24 meses. 

Produtos pecuários são caracterizados como biológicos e farmacêuticos. Em 2010, o número de produtos licenciados chegou a sete mil. Entre os mais comercializados estão antibióticos, vacinas e antiparasitários. 

Somente os produtos registrados, licenciados pelo Ministério da Agricultura, devem ser utilizados na agricultura e na pecuária,pois passaram por provas e testes que garantem eficácia e segurança. Confira lista de registros por categoria animal ou vegetal.