Você está aqui: Página Inicial > Guia de Serviços > Frigoríficos

Frigoríficos

publicado 06/02/2017 16h21, última modificação 06/02/2017 16h36

Os estabelecimentos responsáveis pela comercialização de carne bovina e seus derivados são submetidos à inspeção sanitária do Ministério da Agricultura. Essa inspeção é importante para que os consumidores tanto nacionais, quanto internacionais, possam ter a confiança de que o produto atende a todas as exigências sanitárias. 
Os estabelecimentos aprovados ficam disponíveis para consulta pública na página Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) no site. Para conseguir uma informação mais detalhada sobre esses estabelecimentos é necessário possuir um login e senha no sistema, autorizados pelo Ministério. 

Clique aqui para acessar o Sisbov e fazer a busca por frigoríficos e matadouros

Você já reparou na marca do Serviço de Inspeção Federal (SIF), ao comprar um produto animal? Essa marca é resultado de ação preventiva dos fiscais federais agropecuários nas instalações industriais onde ocorre o abate, o processamento e o armazenamento de produtos de origem animal . As inspeções atestam a qualidade sanitária dos produtos, que aprovados, recebem o carimbo e autorizam a comercialização.

Os ficais examinam as áreas dos matadouros e frigoríficos e verificam a aplicação dos programas de autocontrole que devem ser implantados, a documentação e as condições de saúde do animal. Logo após o abate, são inspecionadas as vísceras e carcaças.

Baseada na avaliação dos critérios técnicos e sanitários e pautada na legislação, a inspeção federal retira da cadeia alimentar produtos que poderiam lesar a saúde se consumidos, evitando a transmissão de doenças. Além disso, quando o estabelecimento não atende aos requisitos previstos, pode sofrer interdição até cumprimento das exigências e que uma nova supervisão constate a regularidade.

Veja também: 
Serviço de Inspeção Federal (SIF)


Consulta de Certificado Sanitário Internacional


Lista de frigoríficos e matadouros do Sisbov