É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Desenvolvimento Sustentável > Produção Integrada da Cadeia Pecuária > Melhoramento Genético Animal

Melhoramento Genético Animal

 

Melhoramento genético


O MAPA tem trabalhado ao longo de muitos anos em prol da melhoria genética dos rebanhos nacionais com a indução, coordenação e apoio financeiro para a implantação de programas de melhoramento genético nas diversas raças e espécies de animais.
 

A regulamentação e fiscalização da certificação zootécnica das várias raças e espécies de animais, a regulação da comercialização e a entrada no país de animais e materiais genéticos; a regulamentação e fiscalização dos serviços de registro genealógico das Associações de Criadores de Animais para bovinos de corte, dos projetos de CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e das provas zootécnicas são necessários para garantir uma genealogia fidedigna, e estimar o valor genético dos animais.

 

Critérios para certificação zootécnica para importação de material genético de Ruminantes 25/11/2016

Esclarecimentos sobre a Instrução Normativa nº 1 de 2014 - Importação de Ruminantes

 

Legislação

Instrução Normativa 01/2014 - Certificação zootecnica para importação de Ruminantes

Portaria 22/1995 - Certificado Especial de Identificação e Produção

Portaria 267/1995 - Certificado Especial de Identificação e Produção

Portaria 45/1986 - Controle leiteiro

Portaria 09/1989 - Parâmetros zootécnicos de ovinos

Portaria 45/1987 - Provas zootécnias para gado de corte

Portaria 10/1995 - Importação de material genético

Instrução Normativa 01/2009 - Importação e exportação de equídeos

Instrução Normativa 01/2004 - Importação de animais vivos e material genético

Instrução Normativa 01/2014 - Importação de animais vivos e material genético de ruminantes

Portaria 108/1993 - Exposição e julgamentos

Ofício Circular nº 5/2015 - Sêmen heterospérmico


Registro Genealógico


O Serviço de Registro Genealógico - SRG é é executado por entidades registradas autorizadas e registradas pelo MAPA tais entidades a executá-lo. O Registro Genealógico é balizado pela Lei nº. 4.716 de 29 de junho de 1965 e visa consolidar, entre outros, todas as informações disponíveis de ascendentes e descendentes, permitindo a estimativa do valor genético de indivíduos sem desempenho conhecido e, ainda, estimar valores genéticos de produtos de acasalamentos conhecidos.


No Brasil, este Serviço começou a surgir no início do Século XX, em 1919, com os bovinos de raças zebuínas e baseados em modelos europeus. Em 1936, a primeira entidade privada firma um convênio com o Ministério da Agricultura para execução dos registros genealógicos de raças bovinas de origem indiana, como decorrência do Tratado de Roma, firmado no mesmo ano, em 14 de outubro, do qual o Brasil foi um dos países signatários, marcando assim o início da história do serviço de registro genealógico no Brasil.


Desde então a organização, o arquivamento de dados de produção da pecuária e condução dos trabalhos de Registro Genealógico em todo o território nacional ganharam melhor direcionamento, auxiliando o desenvolvimento da atividade pecuária, que tem por base as informações emanadas pela pesquisa e pelo fomento à criação e às raças desenvolvidas pelas Associações.


A execução do Serviço de Registro Genealógico é uma ação de interesse público, pois tem como principal objetivo a preservação da herança genética e promoção do melhoramento animal daqueles destinados à produção de alimentos no País, proporcionando assim um importante papel na economia brasileira que está solidificada pela produção agropecuária.

 

(Link Associações autorizadas MAPA)

 

CEIP

 

O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) foi instituído para bovinos resultantes de cruzamento planificado de  animais com aptidão para corte, que avaliados geneticamente obtenham classificação superior dentro do grupo de animais submetidos à seleção. É um documento oficial, emitido com autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que atesta a qualidade genética dos animais. Inicialmente, somente os 20% melhores animais (touros jovens e novilhas) de cada safra estão aptos para receber o CEIP, podendo atingir posteriormente até 30%, desde que justificado tecnicamente com base na tendência genética, e desde que não exceda a 0,5% ao ano.


Para a emissão do CEIP, o interessado (associação, consórcio de criadores, empresa agropecuária ou criador individual) deverá estar com seu projeto técnico aprovado pelo DEPROS/SDC. O projeto de CEIP deverá especificar o material genético a se melhorado, a metodologia de avaliação genética a ser utilizada, e contar com supervisão técnica de profissional  habilitado, além de identificar a instituição ou técnico responsável pelas avaliações genéticas. Ao ser aprovado, o projeto receberá um número de registro junto ao MAPA.


Os resultados obtidos nas avaliações são reconhecidos no momento da comercialização dos animais, com os animais melhor classificados alcançando valores muito maiores do que os animais com piores classificações. O CEIP confere isenção de ICMS na comercialização do animal e possibilita o seu ingresso em centrais de inseminação artificial para coleta e comercialização de sêmen. Além do resultado obtido com a melhoria genética nos rebanhos que recebem animais selecionados, o Programa contribuiu para difundir os conceitos de melhoramento genético entre os produtores comerciais.

 

CEIP aprovados

 

Notícias

Sustentabilidade 23/01/2017 18:47 No G-20, Maggi defendeu a abertura do comércio para produzir alimentos aproveitando recursos naturais
Relações bilaterais 20/01/2017 18:16 Maggi cobra de outros países legislação mais ampla sobre preservação ambiental
Missão Internacional 18/01/2017 18:50 Blairo Maggi lança, em Berlim, livro sobre soja e abelhas
Meio ambiente e produção 20/10/2016 17:10 Agropecuária de baixo carbono será debatida em Brasília
Sistemas agroalimentares 19/08/2016 12:18 Mapa apoia fortalecimento do setor de queijos artesanais

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828