É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Desenvolvimento Sustentável > Produção Integrada da Cadeia Agrícola

Produção Integrada da Cadeia Agrícola

 

A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

Trata-se de um processo de certificação voluntária no qual o produtor interessado tem um conjunto de normas técnicas específicas (NTE) a seguir, as quais são auditadas nas propriedades rurais por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ao certificar, os produtores rurais têm a chancela oficial do MAPA e do Inmetro de que seus produtos estão de acordo com práticas sustentáveis de produção e conseqüentemente mais saudáveis para o consumo, garantindo ainda menor impacto ambiental do que produtos convencionais e a valorização da mão de obra rural.

As Normas Técnicas Específicas a serem seguidas pelos produtores são construídas numa parceria entre pesquisa, extensão, ensino e produtores rurais, e trazem consigo, além da garantia de um produto diferenciado, a redução dos custos de produção e conseqüentemente maior rentabilidade para os produtores brasileiros.

É importante salientar que a Produção Integrada Agropecuária é passível de ser adotada por qualquer produtor, independente do seu porte. A certificação de pequenos e médios produtores na PI Brasil pode ser custeada por entidades parceiras do MAPA.

A adesão à PI Brasil é voluntária, porém o produtor que optar pelo sistema terá que cumprir rigorosamente as orientações estabelecidas. O produtor pode contatar o MAPA ou o Inmetro para saber como proceder para adotar esse sistema de produção, inclusive verificar se o produto que deseja produzir já tem norma técnica publicada. Se tiver, então o Inmetro fornecerá a lista de empresas acreditadas para certificar o produto. Caso não tenha norma, então o MAPA analisará a proposta do setor e construirá as diretrizes, as quais são elaboradas por colegiados formados por especialistas de órgãos públicos e privados, além de representantes de cooperativas e empresas. As regras estão relacionadas à capacitação de trabalhadores rurais, manejo, responsabilidade ambiental, segurança alimentar e do trabalho e rastreabilidade.

Contatos: (61)3218.2390 / producao.integrada@agricultura.gov.br  

Notícias

Meio ambiente e produção 20/10/2016 17:10 Agropecuária de baixo carbono será debatida em Brasília
Sistemas agroalimentares 19/08/2016 12:18 Mapa apoia fortalecimento do setor de queijos artesanais
Capacitação a distância 07/07/2016 12:00 Inscrições para curso sobre produção integrada se encerram nesta sexta-feira (8)
Capacitação 30/06/2016 12:00 Mapa e Universidade Federal de Viçosa promovem curso sobre produção integrada
Desenvolvimento regional 21/03/2016 14:47 Seminário no RS discute indicação geográfica de produtos agropecuários

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828