É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Cooperativismo e Associativismo > Cooperativismo

Cooperativismo

O Cooperativismo já faz parte das instituições nacionais em todo o mundo. Trata-se de um movimento universal dos cidadãos em busca de um modelo mais justo, que permita a convivência equilibrada entre o econômico e o social.
O desafio do setor cooperativista brasileiro é mostrar à sociedade que, por ser um movimento solidário, é capaz de implantar um modelo com fortes bases calcadas no conceito de sustentabilidade, ou seja, promover o desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente e inserindo o ser humano na repartição das riquezas geradas no processo.
O reconhecimento governamental, de que o Cooperativismo pode contribuir decisivamente para que o Brasil consiga se transformar num País mais justo do ponto de vista social e econômico, ocorreu logo após o início do primeiro governo Lula, em 2003, desencadeando um processo de discussão visando à eliminação dos entraves burocráticos e legais que pudessem impedir ou dificultar a difusão do Cooperativismo no seio da sociedade. Neste sentido, houve mobilização geral visando à elaboração de propostas para atualizar a legislação do Cooperativismo. Ao mesmo tempo, presenciamos grande avanço na consolidação do Cooperativismo de crédito, objetivando-o torná-lo mais competitivo no mercado.
Com a difusão do movimento cooperativista no Brasil, projetamos a inclusão de milhares de pessoas no processo. A partir daí, resta às autoridades governamentais e às lideranças da sociedade a realização de um trabalho organizado para fomentar e prover a formação dos gestores, a educação dos associados e a inclusão de questões relacionadas a políticas específicas de sustentabilidade voltadas para gênero e jovens.

E assim, num claro reconhecimento do papel das cooperativas para a redução da pobreza, geração de trabalho, emprego e renda e integração social, e ainda destacando a contribuição destas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a 64ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU declarou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas.

Os sete princípios do cooperativismo

1. Adesão voluntária e livre
2. Gestão democrática e livre
3. Participação econômica dos membros
4. Autonomia e independência
5. Educação, formação e informação
6. Intercooperação
7. Interesse pela comunidade

Notícias

Comércio Exterior 15/12/2016 18:54 Carga embarcada após instalação do Operador Econômico vai para os EUA
Pisacoop 05/12/2016 16:34 Mapa fortalecerá programa voltado à produção integrada e ao cooperativismo agropecuário
Pesca 25/11/2016 18:02 Mapa vai fazer recadastramento nacional de pescadores, diz Maggi
Ceará 23/11/2016 17:30 País precisa aumentar exportações de camarão, diz ministro
Apoio aos produtores 09/09/2016 18:50 Ministro interino garante programa que visa a oferecer assistência técnica

Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828