É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


24/02/2016 15:30 Inspeção federal

Veja a íntegra do discurso da ministra durante homenagem aos 100 anos do SIF

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) prestou uma homenagem aos 100 anos do Serviço de Inspeção Federal (SIF) durante solenidade promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta quarta-feira (24). O selo, emitido pela pasta, garante a qualidade sanitária dos produtos de origem animal oferecidos aos brasileiros e a milhões de consumidores em todo o mundo.
Veja a íntegra do discurso da ministra:

"Em 1915, quando se criava o Serviço de Inspeção de Fábricas de Produtos Animais, subordinado ao Serviço de Indústria Pastoril, o Brasil iniciava o grande desafio de estruturar um mecanismo de controle sanitário de produtos de origem animal no país. Iniciava-se neste momento, junto ao então Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, a história de um Serviço cujas ações representam um dos mais eficazes trabalhos de medicina preventiva do país, e que se tornou referência nacional e internacionalmente.

Protagonista nas diversas fases da história da inspeção de produtos de origem animal no país, o SIF foi capaz de se adaptar e evoluir, modernizando procedimentos para acompanhar o crescimento do parque industrial e tecnológico brasileiro, assim como as diferentes exigências impostas pelos países importadores. Nem todas elas verdadeiras.

Sob o comando do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), o SIF atua hoje em 5.010 estabelecimentos brasileiros que realizam o comércio interestadual ou internacional de produtos de origem animal, nacionais e internacionais. São 5.010 estabelecimentos apenas com o SIF. Fora ainda os que do SIE e SIM, que são nos estados e municípios. Este é o tamanho do nosso parque industrial na área de proteína animal. Possui em seu corpo técnico 2.587 servidores, entre fiscais e agentes de inspeção, distribuídos nos mais distantes rincões deste país. O SIF está presente em todos os Estados brasileiros e em cerca de 1.535 municípios, o que significa que há uma unidade do serviço de inspeção a cada quatro municípios no país. E o total de servidores do Ministério da Agricultura é maior que 11 mil servidores a serviço deste grande negócio.

Reconhecido por meio do tradicional carimbo aposto nas embalagens dos produtos de origem animal inspecionados, o SIF é presença constante à mesa dos consumidores brasileiros, sendo umas das marcas mais conhecidas do governo federal.

A confiabilidade adquirida pelo SIF ao longo dos anos permitiu a projeção dos produtos de origem animal brasileiros no mercado internacional, posicionando o país entre os principais exportadores mundiais e levando a produção de nossa pecuária a mais de 180 países.

Devemos refletir sobre os principais desafios que se vislumbram no horizonte. A expansão do Brasil como potência exportadora de proteína animal, em busca de novos mercados e da consolidação dos já existentes, além da crescente exigência de produtos mais seguros e de qualidade do mercado interno.

Apesar da expressividade apresentada pelo Brasil no mercado internacional, aproximadamente 79% da produção de carne bovina em 2014 foi direcionada ao mercado interno, aos brasileiros. De acordo com as estimativas do relatório de projeções do agronegócio para 2024/2025, esta situação seguirá acontecendo nos próximos anos. O mercado interno será o destino predominante dos produtos cárneos, com estimativa de recebimento de 64,5% de toda produção de carne de frango, 82,8% da carne suína e 74,6% da produção da carne bovina. Então os brasileiros são os nossos grandes consumidores.

Todo o trabalho desenvolvido por servidores e dirigentes ao longo deste centenário contribuiu para que o país fosse uma referência na produção e exportação de carnes bovina e de aves, que possibilitaram o constante crescimento e fortalecimento do agronegócio brasileiro. Foram vários nomes, alguns dos quais serão homenageados hoje, com muita justiça, representando todos os demais, aos quais expresso minha admiração e respeito pela contribuição na construção da história deste Serviço.

São pessoas que não trabalharam apenas como Inspetores Federais Médicos Veterinários dedicados, mas com genuína paixão pelo serviço que desempenhavam, construindo no dia a dia de sua rotina de trabalho junto aos estabelecimentos, às fábricas a sólida base que hoje alicerça o trabalho do Serviço de Inspeção Federal.

Vale destacar a importância de disseminação do conhecimento e da experiência adquirida pelo Serviço de Inspeção Federal à todos os componentes do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, com o SIF atuando como norteador dos Serviços de Inspeção Estaduais e Municipais para que efetivamente tenhamos a estruturação de um mercado único brasileiro, um sistema único da agricultura.

Não é mais possível pensar em um Sistema Nacional de Inspeção de Produtos de Origem Animal sem pensar na realidade do país como um todo, na necessidade de se criar caminhos para a inclusão. A inclusão dos serviços estaduais e municipais. A inclusão dos pequenos e médios produtores. Sendo a mesma realizada com base técnica e critérios bem definidos, realizada por servidores públicos com independência de ação, sem conflito de interesses e conferindo proteção efetiva à saúde pública e aos interesses do consumidor.

Como Ministra da Agricultura do Brasil, aproveito este momento para reafirmar o meu compromisso com a inspeção federal, com os servidores do MAPA, com o agronegócio, com a sociedade brasileira e com os nossos produtores rurais, envidando todos os esforços para preservar e dar continuidade à história de sucesso e prosperidade do Serviço de Inspeção Federal.

Não basta a nós sermos um dos melhores do mundo. Nós queremos que o mundo saiba que somos um dos melhores e nós somos. Parabéns a todos os nossos servidores e a todo o Brasil".

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Priscilla Mendes
imprensa@agricultura.gov.br


Palavras chave: Kátia Abreu SIF Defesa Agropecuária produto animal


Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828