É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


23/02/2016 11:55 Cooperação bilateral

Brasil e México anunciam Acordo Cachaça-Tequila

Reconhecimento mútuo da denominação de origem protege as duas bebidas contra a concorrência desleal

Os governos do Brasil e México anunciaram a conclusão das negociações para o reconhecimento mútuo da cachaça e da tequila para proteger a denominação de origem dos dois produtos. Isto significa que a cachaça vendida no México só poderá levar no rótulo o nome da bebida for brasileira. O mesmo valerá para a tequila mexicana comercializada no Brasil.

Ao reconhecer a indicação geográfica das aguardentes, o chamado Acordo Cachaça-Tequila assegura a proteção dos dois países contra a concorrência desleal de produtos que queiram se beneficiar indevidamente da reputação dessas bebidas. “O acordo contribui também para a expansão do reconhecimento mundial da cachaça e da tequila como indicações geográficas do Brasil e do México”, disse a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Tatiana Palermo.

Em 2015, segundo dados do Conselho Regulador da Tequila, o valor das exportações de bebida mexicana ao Brasil alcançou a cifra de US$ 8 milhões (1,3 milhão de litros). Em contrapartida, as exportações de cachaça ao México totalizaram apenas US$ 65 mil (40 mil litros).

As negociações foram concluídas durante a III Comissão Binacional Brasil-México, que está ocorrendo na Cidade do México.  Para entrar em vigor, o Acordo Cachaça-Tequila ainda depende da assinatura dos dois países. As regras serão estabelecidas conforme os procedimentos legais previstos pelos governos de Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto.

O texto também prevê um grupo de trabalho para tratar de assuntos como o uso indevido das denominações cachaça e tequila.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de comunicação social
Viviane Novaes
viviane.novaes@agricultura.gov.br
imprensa@agricultura.gov.br

 


Palavra chave: cachaça tequila indicação geográfica acordo Brasil México


Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828