É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


26/01/2016 16:53 Comércio exterior

Missão chinesa visita áreas de plantio de melão no Nordeste

Objetivo é estabelecer acordo fitossanitário para importação do produto brasileiro

Especialistas do órgão de defesa agropecuária da China - a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) – estão no Brasil para conhecer o sistema de cultivo e os controles fitossanitários do plantio de melão. O objetivo da missão, que está sendo conduzida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é liberar as exportações do produto ao país asiático.

O grupo está visitando áreas de produção de melão nos municípios de Mossoró (RN) e Icapuí (CE) para conversar com produtores e autoridades fitossanitárias dos dois estados. Participam da missão, de 25 a 28 deste mês, dois especialistas da AQSIQ e fiscais federais agropecuários do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa e das superintendências estaduais.

A visita é uma das etapas necessárias para viabilizar um acordo sanitário bilateral e, por consequência, liberar a exportação do melão brasileiro. As negociações tiveram início em 2013, quando o Brasil enviou de um relatório técnico à autoridade chinesa manifestando interesse em vender o produto.

Em recente viagem à China, a ministra Kátia Abreu levou o assunto ao ministro da AQSIQ, Zhi Shuping, que afirmou estar acompanhando o pedido brasileiro.

A China, principal destino dos produtos agropecuários brasileiro, embarcou no ano passado 24% de tudo que o agronegócio exportou, principalmente em soja e celulose. Em 2016, o país permanecerá na lista de mercados prioritários para o Mapa, que estima potencial de aumento de 18% no comércio bilateral até 2018.


Especialistas chineses e fiscais federais integram a missão (Foto: Divulgação/Mapa)

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
Priscilla Mendes
imprensa@agricultura.gov.br


Palavras chave: comércio exterior china melão


Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828