É necessário utilizar um navegador com suporte a javascript para poder navegar em algumas funcionalidades do portal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 

Enter your user name and password to login.
User Name
Password

Página Inicial > Sala de Imprensa > Notícias > Noticia Aberta

Notícias


21/01/2016 12:09 Diálogo com o agronegócio

Câmaras setoriais e temáticas do Mapa reuniram 680 entidades em 2015

Foram 130 encontros, com 3,6 mil participantes da iniciativa privada e do setor público

Fóruns debatem políticas públicas para o setor agropecuário (Noaldo Santos/Mapa)

Uma das prioridades da gestão da ministra Kátia Abreu, o diálogo permanente com os representantes das cadeias do produtivas do agronegócio tem como um dos seus principais canais as 40 Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No ano passado, elas realizaram 130 reuniões, com a participação de 680 entidades (550 privadas e 130 públicas) e de 3,6 mil pessoas – uma média de 25 por encontro.

Entre as políticas públicas que tiveram contribuição das câmaras, destacam-se o Programa Nacional de Combate às Moscas das Frutas e o Programa Leite Saudável, lançados em 2015.

Segundo a chefe da Assessoria de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Maria Auxiliadora Domingues, a expectativa é que este ano esses fóruns continuem tendo uma intensa atuação. Ela prevê a realização de pelo menos 140 reuniões ao longo deste ano, a maioria delas em Brasília.

Por meio das câmaras, o Mapa e o setor produtivo estabelecem mecanismos e estratégias para tornar a agropecuária brasileira cada vez mais competitiva, objetivando impulsionar a geração de emprego e renda.

Aumento da eficiência

“As câmaras incentivam a formulação de políticas públicas setoriais e os debates temáticos. Dessa forma, contribuem para o aumento da eficiência econômica no processo de produção e comercialização”, diz Maria Auxiliadora.

Até o primeiro semestre do ano passado, o Mapa tinha 36 câmaras setoriais. Por determinação da ministra Kátia Abreu, o Mapa criou mais quatro no segundo semestre de 2015: Carcinicultura, Aquicultura, Pesca e Erva-mate.

Em 2015, Kátia Abreu participou de duas reuniões com os presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas do Mapa para ouvir as reivindicações de cada cadeia produtiva e as propostas para melhorar ainda mais o desempenho da agropecuária brasileira.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de comunicação social
João Carlos Rodrigues
imprensa@agricultura.gov.br

 


Palavra chave: câmaras setoriais temáticas Mapa ministra Kátia Abreu


Últimas Notícias


Atendimento ao Agricultor 0800 704 1995

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Brasília/DF - CEP: 70.043-900 - Fone: (61)3218-2828