Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Serviços

Serviços

publicado 06/12/2016 14h41, última modificação 24/05/2019 14h24

A Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri), com sede no Ministério da Agricultura, em Brasília, desenvolve atividades e ações que asseguram a democratização e o livre acesso ao mais completo banco de dados sobre o setor agrícola e áreas correlatas no Brasil. Os trabalhos são sustentados na coleta e sistematização de informações e na sua  divulgação. Além de consultas online via Internet, é possível ter acesso ao acervo presencialmente na sede em Brasília, em horário comercial. A Binagri também alimenta o Sistema de Legislação Agrícola Federal (Sislegis).

Análise da informação

A Binagri é responsável pela coleta, padronização e tratamento, em bases de dados ou outro suporte, que facilite a recuperação e disseminação da informação agrícola e áreas correlatas. Suas principais tarefas são: identificação, seleção, aquisição e tratamento do material documental agrícola e áreas correlatas; padronização dos manuais de descrição bibliográfica, manutenção do Thesaurus Agrícola Nacional (Thesagro), catalogação das publicações  nacionais e intercâmbio de publicações.

Informação Agropecuária

Com a finalidade de colocar à disposição da população as publicações, vídeos e outras mídias reunidas na Binagri, o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto aos feriados. Podem ser feitas consultas sobre programas e ações do Ministério da Agricultura como pesquisas bibliográficas de conteúdo, legislações, periódicos setoriais. Na sede em Brasília/DF também efetua empréstimos de documentos para servidores e entre bibliotecas. 

Legislação agrícola

O Sistema de Legislação Agrícola Federal (Sislegis) reúne o maior banco de dados sobre a legislação voltada para o setor rural no Brasil. A Binagri é a responsável pela seleção, indexação e alimentação do conteúdo do sistema de busca, em que é possível acessar a legislação das atividades agropecuárias no Brasil e áreas correlatas.