Sistemas

publicado 31/07/2017 14h29, última modificação 18/05/2018 10h08
Conheça os principais sistemas utilizados pelo Vigiagro

 

SIGVIG 3

Nova plataforma de gerenciamento e controle das operações de trânsito internacional de produtos agropecuários. O SIGVIG 3  está em fase de implantação de forma integrada com o Portal Único de Comécio Exterior e desse modo não possui interface para o público externo, consumindo as informações diretamente do Portal Único por meio da DU-E e LPCOs. Na primeira fase de implantação o sistema será utilizado apenas para produtos de origem animal exportados. 

Leia também:

Exportações de carne passam a ser registradas no Portal Único de Comércio Exterior

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes - SIGVIG 3.0

SEI

Sistema Eletrônico de Informações

Gerencia processos e documentos eletrônicos, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

SIGVIG 2

Sistema de Informações Gerenciais de Importação e Exportação do Vigiagro

O sistema destina-se ao atendimento da necessidade de gerenciamento e controle do recebimento, envio e fiscalização das mercadorias importadas e exportadas através dos portos, aeroportos e fronteiras, com um cadastro único dos estabelecimentos, representantes autorizados e de requerimentos de importação e exportação com seus respectivos termos.

Portal Siscomex

 

O Portal Siscomex é uma iniciativa de governo eletrônico centrada no aumento da transparência e da eficiência nos processos e controles de exportações e importações. Voltado primordialmente aos operadores de comércio exterior - exportadores, importadores, transportadores, depositários, despachantes aduaneiros, terminais portuários etc.

ANUENTE WEB

Siscomex Importação

Sistema pelo qual os órgãos anuentes analisam licenciamentos de importação que requeiram sua anuência e registram o resultado de tal análise para que este seja visível ao importador no módulo de licenciamento.

NOVOEX 

Siscomex Exportação Web – Módulo Comercial

Sistema de registro e controle administrativo das operações de exportação. Atualmente, o Siscomex Exportação Web (NovoEx) registro dois tipos de documentos: o Registro de Exportação (RE) e o Registro de Crédito (RC). Além disso, controla o consumo de cotas de exportação.

PORTAL ÚNICO

Portal Único de Comércio Exterior

Os exportadores brasileiros que embarcam suas cargas por modal marítimo e rodoviário podem utilizar o Portal Único do Comércio Exterior, desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Fazenda.

AGROSTAT 

Estatisticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro

Sistema de divulgação de estatísticas de exportação e importação brasileira de produtos agropecuários.

ALICE WEB

 Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Alice Web)

Sistema de divulgação as estatísticas brasileiras de exportações e importações.

PVIA

Produtos Vegetais com Importação Autorizada

Sistema de consulta à lista de Produtos Vegetais de Importação Autorizada para o Brasil

TREX

Tabela de Requisitos de Exportação

Sistema de consulta de Requisitos Fitossanitários para Exportação

SISCOLE

Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Sistema responsável por manter o cadastro de instituições, as quais podem certificar a qualidade ou origem, e as condições de bebidas em geral e de vinhos e derivados da uva e do vinho exportados para o Brasil.

SIP WEB

Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos

Sistema  de controle dos estabelecimentos e produtos registrados no Ministério, especificando a qualidade do produto, localização dos estabelecimentos credenciados, registrados e autorizados, geração de relatórios gerenciais tanto de controle quanto administrativos e emissão do certificado de registro de produtos e estabelecimentos habilitados pelo Ministério da Agricultura

AGROALERTAS

Sistema de Alerta Rápido (Em construção)

Sistema que tem como propósito permitir a troca de informações sobre as não-conformidades fotossanitarias.

RENASEM

Sistema Nacional de Registro de Sementes e Mudas

Inscrever e Cadastrar as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades previstas no Sistema Nacional de Sementes e Mudas.

AGROFIT

Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários

Banco de informações de agrotóxicos e indicação de uso para combate a pragas, plantas daninhas e doenças, com o objetivo de oferecer alternativas eficazes na solução dos problemas fitossanitários. Disponível na página do MAPA para consulta pública.