Viajar com animais de estimação para o exterior

Emissão de Certificados Veterinários Internacionais - CVI online

Para realizar viagens internacionais com cães e gatos, os passageiros precisam solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que comprova a boa condição sanitária do animal para ingressar em outro país. 

A solicitação de emissão do CVI online  já pode ser realizada para os Estados Unidos por meio do Portal de Serviços do Governo Federal. Nesse sistema, o usuário poderá realizar praticamente todos os procedimentos de forma eletrônica e sem sair de casa. A solicitação do documento será realizada através do envio eletrônico (upload) do Atestado de Saúde, comprovante de vacina e demais dados necessários conforme o país de destino. 

Veja aqui o passo a passo para emissão do e-CVI para os Estados Unidos.

O cidadão receberá uma notificação por e-mail e poderá imprimir o documento já assinado eletronicamente e sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade do Vigiagro. 

De início, os certificados serão emitidos apenas nas viagens para os Estados Unidos, mas em breve será ampliado para os países do Mercosul e da União Europeia.

Nesse link você entra diretamente na página do serviço para solicitação do CVI online - https://www.servicos.gov.br/servico/viajar-para-outro-pais-com-seu-cao-ou-gato

Telefones e e-mails de atendimento nos dois principais aeroportos do Brasil:


Após agendar o atendimento, prepare a documentação (original e cópia), conforme os seguintes procedimentos:

1. Imprima e preencha o Requerimento para solicitar o Certificado Veterinário Internacional - CVI
Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia

2. Solicite ao Médico Veterinário particular a emissão do Atestado de Saúde, atendendo à validade e aos requisitos sanitários do país de destino.
- Modelo de Atestado de Saúde

3. Providencie a documentação adicional (ex: vacinas, tratamentos anti-parasitários, comprovante de microchip, sorologia de raiva, etc.), conforme as exigências específicas do país de destino.
Exigências Gerais e Documentação Básica para emissão de CVI (requisitos mínimos exigidos)

Exigências Específicas dos principais destinos

Apenas os requisitos informados oficialmente pelas autoridades sanitárias do país para onde se pretende viajar ou por meio de suas embaixadas têm validade para a emissão do CVI, uma vez que eles podem ter sido alterados sem aviso prévio. Portanto certifique-se dos requisitos sanitários de importação de animais junto ao órgão oficial no país de destino.

Programe-se para que o atendimento para solicitar o CVI ocorra entre 10 e 2 dias antes da data da viagem, de modo que imprevistos não impeçam seu animal de embarcar. Sugerimos contatar as unidades emissoras de CVI com, no mínimo, 30 dias de antecedência, uma vez que os atendimentos estão sujeitos a agendamento prévio.



Onde Emitir o Certificado Veterinário Internacional - CVI