Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Sustentabilidade > Rural Sustentável > O que é o projeto Rural Sustentável?

O que é o projeto Rural Sustentável?

publicado 10/10/2018 17h24, última modificação 10/10/2018 17h24

O Rural Sustentável é um projeto que tem como finalidade melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal, utilizadas pelos pequenos e médios produtores rurais, nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Além disso, tem por objetivo incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono, contribuindo, dessa forma, para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Brasil. Além disso, tem como objetivo promover a proteção do clima e apoiar os produtores rurais na obtenção do Crédito Rural, viabilizando assistência técnica e incentivos financeiros para a implantação de Unidades Multiplicadoras das tecnologias ABC nas propriedades rurais

Parceiros

Este Projeto tem como executor e gestor financeiro o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta Cooperação Técnica é financiada pelo Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund - ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo.

Do mesmo modo, o IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade foi selecionado por meio do processo seletivo SPD 16-072 para realizar os serviços de “execução e operacionalização de atividades administrativas e logísticas do projeto Rural Sustentável”, conforme contrato No. C0049-17, firmado entre o IABS e o BID.

Beneficiários

Pequenos e médios produtores rurais e Agentes de Assistência Técnica – ATECS.

Objetivos do Projeto

  • melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal;
  • promover o desenvolvimento rural sustentável, melhorando a gestão nas propriedades rurais;
  • redução da pobreza auxiliando no aumento da renda do produtor rural;
  • incentivar a conservação da biodiversidade e promover a proteção do clima, por meio de educação profissional;
  • contribuir para a redução no desmatamento e consequente melhoria no sequestro de carbono de acordo com as metas do Plano ABC.

 

Saiba mais em: http:// www.ruralsustentavel.org